Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7935
Autoria: Pinheiro, Ana Mafalda Soudo
Orientação: Pinto, Paulo Tormenta
Saldanha, José Luís
Milheiro, Ana Vaz
Data: 2013
Título próprio: A “invenção” de um mundo novo: transformações na margem sul: a indústria enquanto geradora de habitação: (Caso de Estudo Concelho do Seixal)
Referência bibliográfica: Pinheiro, A. M. S.(2013). A “invenção” de um mundo novo: transformações na margem sul: a indústria enquanto geradora de habitação: (Caso de Estudo Concelho do Seixal) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7935
Palavras-chave: Arquitetura
Resumo: No âmbito do Projeto Final de Arquitetura no Mestrado Integrado em Arquitetura e como tema central do ano letivo, “Mundo Novo”, debateu-se o perfil social de 2032, que tornou imprescindível a leitura do livro do autor Aldous Huxley. Nele descreve-se uma sociedade futura, funcionando este livro como um alerta à época da sua publicação Na Vertente Prática, a reavaliação do potencial estratégico e económico é associada a uma consciência representativa da identidade urbana. De modo particular, a Colina das Amoreiras, devido à sua morfologia, estabelece tensas e diferentes relações com a sua envolvente. A topografia e as infra estruturas criam barreiras, impossibilitando uma fluidez territorial. A dificuldade de tornar esta área mais permeável a fluxos de pessoas tem contribuído para um certo abandono de alguns locais desta área da cidade de Lisboa. O Centro Comercial Amoreiras é o centro deste sistema, sendo que a identidade da Colina fica fortemente marcada pelo mesmo. No entanto, a partir de uma observação atenta emerge a constatação de que este se encontra relacionado com um dos eixos de entrada na cidade. Com este exercício define-se uma estratégia que permite estabelecer, ao nível do espaço público, uma ligação entre as várias áreas de estudo de cada elemento que compõe o grupo de trabalho, mas também se propõe uma revitalização de espaços abandonados, expetantes e de espaços cuja sua função não está totalmente aproveitada pela população. As questões que se colocam nesta área da cidade permitem refletir, não só sobre o desejo de centralidade presente no contexto atual da cidade de Lisboa, mas também sobre os mecanismos urbanísticos e arquitetónicos que permitirão tornar viável esta mesma intenção de articulação de espaços. Foram propostos dois Workshops:  1º Worshop – Marca, Texto e Espaço Onde foi pedido a seleção de um objeto de uso quotidiano e a produção de uma marca gráfica com tinta-da-china. A marca produzida foi trabalhada no sentido de obter diversas potencialidades da mesma. Após a elaboração dos gráficos, ilustrou-se com um excerto literário do livro de Nelson Brissac Peixoto “Paisagens Urbanas”. Com base nos elementos anteriormente referidos trabalhou-se uma unidade espacial. O desenvolvimento do projeto teve como base um percurso onde foi explorado o espaço não edificado, tentando que este tivesse quer uma forma visual, quer uma qualidade espacial.  2 Workshop – Guiné-Bissau - Bafatá Desenvolve-se na cidade guineense de Bafatá e tem como objetivo a concretização de um edifício que acomodará um Centro de Estudos, que surge na sequência da celebração dos 90 anos do nascimento de Amílcar Cabral (12 de Setembro de 1924) na Cidade de Bafatá. O edifício pressupunha que a sua construção assenta-se na ambiguidade entre o efémero e o permanente, no confronto entre materiais locais e industriais e que simultaneamente acolhesse a comunidade, oferecendo as suas funções à cidade.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_soudo_pinheiro.pdf
  Restricted Access
59,74 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.