Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32252

Title: «O Povo divertiu-se. Ao menos nestes três dias esqueceu a carestia que o oprime" - Bailes de Máscaras, Foliões e Festas de Carnaval na cidade de Évora de oitocentos»
Authors: Sá, Vanda de
Ricardo, João
Editors: SÁ, Vanda de
PAULA, Rodrigo Teodoro de
CONDE, Antónia Fialho
GOUVEIA, António Camões
Keywords: Évora
Bailes de Carnaval
Paisagem Sonora
Música
Issue Date: Nov-2021
Publisher: Edições Húmus
Citation: SÁ, Vanda de; RICARDO, João, (2021), «"O Povo divertiu-se. Ao menos nestes três dias esqueceu a carestia que o oprime" - Bailes de Máscaras, Foliões e Festas de Carnaval na cidade de Évora de oitocentos» In SÁ, Vanda de; PAULA, Rodrigo Teodoro de; CONDE, Antónia Fialho; GOUVEIA, António Camões (editores). Sonoridades Eborenses. Lisboa: Ed. Húmus, p.131-153. ISBN: 978-989-755-688-3
Abstract: A festa do Carnaval tem merecido amplos estudos de natureza interdisciplinar pelo seu significado múltiplo que pode ser descrito como “um sistema simbólico associado à transição do Inverno para a Primavera, do velho para o novo, da morte para a vida, do frio para o calor” (Simões 2012, 103). De acordo com a tradição cristã, a própria palavra ‘carnaval’ deriva do latim ‘carne levamen’ (‘privação de carne’) ou ‘carne vale’ (‘adeus carne’), coincidindo com “a decisão de São Gregório Magno (590-604) de chamar ao domingo anterior à Quaresma ‘dominica ad carnes levandas’ (Teixeira 2017, 27). Tal como em muitas cidades europeias, também em Évora as manifestações carnavalescas ocuparam praças e ruas, organizadas de forma cómica e neutralizando as regras e bons costumes. A negociação de regras civilizadoras no século XIX fez sentir-se nesta cidade alentejana, criando-se a narrativa de uma sociabilidade equilibrada e ilustrada que visava uma aproximação aos centros de cultura, na mesma medida em que disciplinava os excessos. O Carnaval na rua era o mais visado, a par de uma promoção de Bailes e Festas de sociabilidade regulamentados e integradores da “melhor sociedade”, em particular nos Teatros e Salões. No caso dos espaços públicos, existem registos do início do século XX da utilização do piso térreo do Convento de Santa Mónica para a realização de bailes de Carnaval (Pombinho 2014, 74-75). Relativamente aos teatros, para além do Teatro Eborense, o Teatro Camilo Castelo Branco “chegou mesmo a ser ponto preferido de diversões, quando da realização dos seus alegres e divertidos bailes carnavalescos” (Godinho 1980-1981, 101). Como é sabido a ocupação das ruas continuaria persistente, ganhando nova relevância com a tradição de Brincas que remontam aos finais do século XIX, e atingiriam o auge da sua vitalidade entre 1940 e 1960, quando se contabilizaram “numerosos grupos de Brincas das várias quintas dos arredores de Évora.” (Bezelga 2010, 3-4). Maria Ana Bernardo (2001) aponta para um investimento nos Bailes de Máscaras como estratégia de compensação pela insuficiência de entretenimentos na cidade. O presente estudo pretende analisar e articular: (a) a dinâmica de sociabilidades em voga no século XIX e respetiva ocupação do espaço sonoro da cidade no tempo de Carnaval; (b) proceder a um levantamento de eventos e reportórios; (c) enquadrar os Bailes de Máscaras com a restante programação dos Teatros de Évora; (d) estudar a narrativa “civilizadora” a propósito dos festejos de Carnaval eborenses.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32252
Type: bookPart
Appears in Collections:CESEM - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RESUMO CAPÍTULO_SONORIDADES EBORENSES.pdf494.63 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois