Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9070

Title: O processo de profissionalização dos Osteopatas em Portugal: as forças e as debilidades de uma profissão em construção
Authors: Braga, Domingos
Silva, Carlos
Henriques, Augusto
Editors: APSIOT
Keywords: Profissões
Profissionalização
Osteopatas
Identidade
Issue Date: 2013
Publisher: Apsiot
Citation: Braga, Domingos, Silva, Carlos e Henriques, Augusto (2013), O processo de profissionalização dos Osteopatas em Portugal: as forças e as debilidades de uma profissão em construção, Actas do XV Encontro Nacional de SIOT, Lisboa, APSIOT.
Abstract: Sendo certo que os profissionais de saúde têm suscitado enorme interesse junto dos sociólogos que se interessam pela problemática das profissões, não será despiciendo afirmar que as áreas das medicinas alternativas ou não convencionais estão ainda muito pouco estudadas entre nós. Assim sendo, o objectivo principal deste artigo será o de dar a conhecer os aspectos mais marcantes do processo de profissionalização dos Osteopatas em Portugal, tendo como referencial teórico de base o paradigma do poder na análise das profissões. Segundo Mike Saks (2000), o facto de existir um elevado número de profissionais da medicina alternativa e complementar, tal não significa que as práticas alternativas estejam consolidadas no quadro das ofertas dos sistemas de saúde europeus. Entre nós, a inserção no mercado de trabalho dos profissionais em Osteopatia é ainda relativamente recente e revela algumas especificidades, ao aceitar pessoas sem qualquer formação estruturada e consolidada, ou reconhecimento profissional acreditado pelo Estado. Sabendo que a qualidade da inserção no mercado de trabalho dos profissionais em Osteopatia pode determinar em grande medida a qualidade da carreira a ser construída, o objectivo deste trabalho consistiu em analisar o processo de profissionalização e de formação identitária dos actuais Osteopatas que trabalham em Portugal. Tendo por base a caracterização do conceito de profissão apresentado por E. Freidson e a partir de um conjunto de entrevistas realizadas junto de indivíduos de ambos os sexos a trabalhar em Portugal e assumindo diferentes experiências e formações ditas Osteopáticas, tanto a nível nacional como internacional, foi possível concluir que sem a regulamentação da profissão por parte do Estado e sem a formação de cursos a tempo inteiro devidamente estruturados e oficialmente reconhecidos, dificilmente será possível ultrapassar uma imagem muito débil de percepcionar o que é a Osteopatia e qual o seu verdadeiro “métier”. Desta forma poder-se-á estar a criar um problema de natureza e formação identitária entre os profissionais e na imagem que estes transmitem para a opinião pública. O poder profissional desta classe apresentar-se-á debilitado e enfraquecido por falta de uma consolidação da profissão, ao gerar valores e formas muito diferenciadas de apropriação da profissão e das suas actividades de trabalho.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9070
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo_O processo de profissionalização dos Osteopatas em Portugal.pdf15.75 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois