Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/10720
Título: Impacto no turismo da região demarcada do Alto Douro vinhateiro, após a classificação de Património Mundial da Humanidade pela Unesco
Autor: Sousa, Carlos
Monte, Ana Paula
Fernandes, Paula Odete
Palavras-chave: Turismo
Procura e oferta turística
Património Mundial da Humanidade
Região do Alto Douro Vinhateiro (ADV)
Data: 2013
Editora: ESG-IPCA
Citação: Sousa, Carlos; Monte, Ana Paula; Fernandes, Paula O. (2013). Impacto no turismo da região demarcada do Alto Douro vinhateiro, após a classificação de Património Mundial da Humanidade pela Unesco. In III Congresso Internacional de Turismo da ESG/IPCA. ESG/IPCA, Barcelos (Portugal)
Resumo: Com o presente trabalho pretendeu-se analisar o impacto no turismo, após a atribuição de classificação de Património Mundial da Humanidade, por parte da UNESCO, à região Demarcada do Alto Douro Vinhateiro (ADV). O estudo recaiu sobre o cálculo de alguns indicadores da atividade turística, para o período de 1995-2009. Os resultados obtidos revelaram que se registaram aumentos pouco significativos. Assinalar a variação acentuada entre 1998 e 2000 que poderá estar associada ao evento da EXPO98 e à forte divulgação que o país sofreu nesse evento; na oferta, entre 1999 a 2003, poderá estar relacionado com a classificação da região pela UNESCO; na procura, o índice de preferência mostrou que o ADV ainda não é o destino preferido pelos turistas. A partir de 2005 os indicadores sofrem uma variação positiva mais significativa, resultado provável de um trabalho de maior divulgação desenvolvido pelas entidades locais e pelo próprio Turismo de Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10198/10720
Aparece nas colecções:ESTiG - Resumos em Proceedings Não Indexados à WoS/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
resumo_Sousa+Monte+Fernandes_CITIII_barcelos_2013.pdf251,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.