Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/7850
Título: Caracterização nutricional e propriedades bioativas de quatro variedades tradicionais de tomate (Lycopersicon esculentum L.) cultivadas no Nordeste de Portugal.
Autor: Pinela, José
Barros, Lillian
Carvalho, Ana Maria
Ferreira, Isabel C.F.R.
Palavras-chave: Tomate
Lycopersicon esculentum
Variedades tradicionais
Nutrientes
Propriedades antioxidantes
Data: 2012
Citação: Pinela, José; Barros, Lillian; Carvalho, Ana Maria; Ferreira, Isabel C.F.R. (2011). Caracterização nutricional e propriedades bioativas de quatro variedades tradicionais de tomate (Lycopersicon esculentum L.) cultivadas no Nordeste de Portugal. In 11º Encontro Nacional de Química dos Alimentos: livro de atas. Bragança. ISBN 978-972-745-141-8
Resumo: Determinou-se a composição nutricional e a atividade antioxidante de quatro variedades tradicionais de tomate da região de Trás-os-Montes, conhecidas como amarelo, batateiro, comprido e coração. Analisaram-se cromatograficamente ácidos gordos, açúcares e tocoferóis, bem como vitamina C, β-caroteno, licopeno, fenóis, flavonóis e antocianinas. A atividade antioxidante foi avaliada através dos ensaios da capacidade captadora de radicais DPPH, do poder redutor e da inibição da peroxidação lipídica no sistema β-caroteno linoleato e na presença de TBARS em homogeneizados cerebrais. A variedade de tomate batateiro demonstrou a maior atividade antioxidante (valores EC50 ≤ 1,63 mg/mL) e o maior teor em compostos fenólicos (fenóis totais 31,23 mg/g extrato, flavonóis 6,36 mg/g extrato e antocianinas 3,45 mg/g extrato) e carotenoides (β-caroteno 0,51 mg/100 g e licopeno 9,49 mg/100 g), enquanto que a variedade de tomate amarelo revelou uma interessante composição nutricional, apresentando níveis elevados de frutose (3,42 g/100 g), glucose (3,18 g/100 g), ácido α-linolénico (15,53%) e tocoferóis totais (1,44 mg/100 g). No geral, as variedades tradicionais de tomate estudadas, cultivadas no Nordeste de Portugal, poderão contribuir como importante fonte de antioxidantes relacionados com a prevenção de doenças crónicas associadas ao stresse oxidativo, como o cancro e doença arterial coronária. Por outro lado, os resultados validam e confirmam a importância dos usos locais destas variedades.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/7850
ISBN: 978-972-745-141-8
Aparece nas colecções:CIMO - Artigos em Proceedings Não Indexados à WoS/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lillian 1.pdf208,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.