Por favor, use este identificador para citar o enlazar a este item: http://hdl.handle.net/10261/100056
COMPARTIR / EXPORTAR:
logo share SHARE BASE
Visualizar otros formatos: MARC | Dublin Core | RDF | ORE | MODS | METS | DIDL | DATACITE

Invitar a revisión por pares abierta
Título

Teste de susceptibilidade ao nemátode da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus) - Optimização para utilização em larga escala

AutorLima, Marta R. M.; Ramos, Miguel; Sampedro Pérez, Luis CSIC ORCID; Moreira Tomé, Xoaquín CSIC ORCID; Zas Arregui, Rafael CSIC ORCID; Vasconcelos, Marta W.
Fecha de publicaciónsep-2011
CitaciónResúmenes II Reunión Científica de Sanidad Forestal (2011): 57.
ResumenA doença da murchidão do pinheiro é uma doença grave que afecta florestas de coníferas com uma elevada taxa de mortalidade. É causada pelo nemátode Bursaphelenchus xylophilus, conhecido como nemátode da madeira do pinheiro (NMP). Este organismo é originário da América do Norte, onde não está associado a uma elevada prevalência da doença. O NMP foi introduzido no Japão no início do século XX, propagando-se depois para a China, Ilha Formosa e Coreia, e demonstrou ser devastador para as espécies de coníferas autóctones do Extremo Oriente. Em 1999 o NMP foi detectado na Europa, em Portugal, mas apesar dos esforços para conter a doença, esta disseminou-se por todo o território de Portugal continental e, em 2008, registou-se um caso da doença em Espanha. Dado a introdução recente desta peste na Europa, é da mais alta importância identificar quais as espécies florestais autóctones de maior susceptibilidade e quais as tolerantes/resistentes. Tal informação é importante para o planeamento/gestão das florestas, e também para o estudo da doença, sugerindo mecanismos de susceptibilidade/resistência. Neste trabalho optimizou-se um teste de susceptibilidade para utilização num grande número de amostras. O teste baseia-se na capacidade de nemátodes virulentos atravessarem secções de 5 cm de ramos jovens, com cerca de 2 cm de diâmetro. O processo de optimização passou pela forja de recipientes de dimensões adequadas, criação de um modo de sustentar os ramos em posição vertical, optimização do volume de água onde a base do ramo fica mergulhada e criação de um modo de evitar a desidratação do topo do ramo após inoculação. O crescimento dos nemátodes em laboratório também passou por um scale-up para obtenção de nemátodes em grande quantidade, passando do crescimento em tubos de ensaio para sacos. O teste foi optimizado usando ramos de Pinus pinaster, mas pode ser adaptado a outras espécies.
DescripciónPóster presentado en la Reunión celebrada en Plasencia (España) los días 21 y 22 de septiembre de 2011.
URIhttp://hdl.handle.net/10261/100056
Aparece en las colecciones: (MBG) Comunicaciones congresos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato
Lima_Teste_susceptibilidade...pdfComunicación71,73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Mostrar el registro completo

CORE Recommender

Page view(s)

312
checked on 18-abr-2024

Download(s)

92
checked on 18-abr-2024

Google ScholarTM

Check


NOTA: Los ítems de Digital.CSIC están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.