Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1706
Title: Modelo informático para o diagnóstico de defeitos de construção
Authors: Pereira, Fernando José Telmo Dias 
Orientador: Manso, Armando Narciso Costa
Tadeu, António José Barreto
Keywords: Diagnóstico de defeitos de construção -- Modelo informático; Defeitos de construção; Sistemas periciais
Issue Date: 12-Jan-1999
Citation: PEREIRA, Fernando José Telmo Dias - Modelo informático para o diagnóstico de defeitos de construção. Coimbra, 1997.
Abstract: Os edifícios podem apresentar deficiências (anomalias) que resultam de vários factores : inadequação de determinada solução construtiva, utilização errada de materiais, má utilização do edifício, incúria na manutenção, etc. Da existência dessas anomalias resultam desperdícios (tais como os custos envolvidos no processo de reabilitação) e a degradação da qualidade de vida dos utentes. Muitas das anomalias verificadas nos edifícios poderiam ser evitadas se os intervenientes no processo de construção tivessem experiência anterior ou conhecimento neste domínio. Essa informação já existe - regras práticas, especificações técnicas, leis e investigação no domínio dos materiais e tecnologias da construção - mas infelizmente encontra-se dispersa num grande número de fontes, tornando-a difícil de obter. A utilização de computadores ao longo de todo o processo de construção é hoje em dia corrente. A capacidade crescente dos equipamentos informáticos permite a implementação de potentes sistemas periciais. Neste trabalho investiga-se a adequação das técnicas dos sistemas periciais às tarefas de organização da informação atrás referida bem como a sua manipulação posterior, na forma de uma base de conhecimento para a detecção de defeitos de construção, o seu diagnóstico, reparação e prevenção.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Civil (Construções) apresentada à Fc. Ciências e Tecnologia da Univ. Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1706
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

616
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.