Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18032
Title: Avaliação e valorização comercial de tecnologia
Authors: Silva, Ana Marta Dias 
Orientador: Sá, Patrícia Moura e
Figueira, Jorge
Simões, Jorge
Keywords: Avaliação e transferência de tecnologia; Gabinetes de transferência e tecnologia,; Empreendedorismo; Inovação; Spin-off’s; Licenciamento; Universidades; Detecção de oportunidade; Vantagem competitiva
Issue Date: 17-Nov-2011
Publisher: FEUC
Citation: Silva, Ana Marta Dias - Avaliação e valorização comercial de tecnologia. Coimbra, 2011
Abstract: Nos dias de hoje, a promoção do empreendedorismo e inovação é um dos mais importantes impulsionadores da economia, em grande parte devido ao empreendedorismo de base tecnológica. Este obtém uma vantagem competitiva sustentável através do conhecimento de base científico-tecnológica. Porém, o conhecimento, por si só, não é uma fonte garantida de riqueza. Neste aspecto, os gabinetes de transferência de tecnologia têm um papel fulcral pois a eficiência na transferência de tecnologia é um factor chave para a inovação, principalmente devido à conjugação das características únicas de uma invenção com as necessidades e interesses no desenvolvimento económico das empresas. Desta forma há uma transformação da produção científica e tecnológica em processos especializados e produtos novos ou melhorados. Para tal, é necessário comercializar a tecnologia. Este relatório incide principalmente na percepção da importância que a transferência de tecnologia tem, no meio científico e socioeconómico, utilizando os gabinetes de transferência de tecnologia e quais as suas possíveis vias de comercialização – licenciamento e spin-off’s.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Moura e Sá, Jorge Figueira e Jorge Simões.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18032
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio Ana Silva.pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

485
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

1,170
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.