Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23314
Title: Pólo industruial criativo
Authors: Jorge, Sara Isabel 
Orientador: Ribeiro, João Mendes
Keywords: Património Industrial, Coimbra, reabilitação; Fábrica de Curtumes de Coimbra, requalificação
Issue Date: Dec-2012
Citation: Jorge, Sara Isabel Antunes - Pólo industrial criativo : reabilitação da fábrica de curtumes de Coimbra. Coimbra, 2012
Abstract: O seguinte trabalho de investigação com grande vertente prática centra‐se no seu objecto de estudo. Contudo, este motiva a exploração de temas e conceitos provenientes da sua tipologia industrial. A presença do património industrial na cidade de Coimbra revela um paradigma constante no compromisso com a memória do passado. O seu presumível desaparecimento sugere uma reflexão sobre como agir perante este. Para tal, analisa‐se o conceito de património, bem como a definição do valor histórico e cultural inerente a ele. A questão da reabilitação de espaços industriais conduz ao estudo de vários projectos que demonstram empenho e interesse com a salvaguarda destes. Para isso, seguiram as tendências programáticas do seu tempo, ou seja, numa resposta às carências sociais da época, como uma possibilidade para a recuperação e reintegração desses testemunhos. Neste sentido, pretende‐se investigar e desenvolver a adaptação da antiga Fábrica de Curtumes de Coimbra em prol da proposta do Pólo Industrial Criativo, um projecto inovador que une a necessidade social, cultural e empreendedora, como um instrumento para a requalificação urbana e para a salvaguarda patrimonial. Deste modo, demonstra‐se que existe um ambicioso espólio de monumentos industriais, cabendo à nossa geração o dever de proteger esse dito património, bem como partilhá‐lo com as gerações futuras.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23314
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Pólo Industrial Criativo - Sara Jorge.pdf142.64 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.