Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/12171
Título: O professor de Língua Portuguesa como revisor de textos – os casos da cliticização e da regência verbal: que atitude normativa em Angola?
Autor: Adriano, Paulino Soma
Palavras-chave: Norma linguística
Variação linguística
Cliticização
Revisão linguística
Regência verbal
Data de Defesa: Jan-2014
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Esta dissertação parte da convicção de que um revisor se serve necessariamente de uma norma, considerando que a língua, pelo seu carácter dinâmico, nunca é exactamente a mesma em contextos ou realidades diferentes. Discute a crise normativa do português na realidade angolana, uma vez que o País, apesar das suas particularidades geográficas e sociolinguísticas, sobretudo por razões históricas, tem como ideal linguístico a norma-padrão europeia. Isto implica que é a norma-padrão europeia que, na mesma realidade, deve servir de instrumento ao revisor. Por isso, a questão com a qual o presente trabalho se debate é precisamente a confirmação ou infirmação da dificuldade que o revisor angolano pode ter em «apurar» os textos conforme o padrão europeu através de um estudo de caso sobre cliticização e regência verbal. De facto, no que respeita à cliticização e à complementação verbal, em maior escala para alguns casos e em menor para outros, é possível, neste trabalho, verificar ocorrências desviantes à norma-padrão europeia que os revisores não reconhecem como tal, pois, consagradas pelo uso, fazem parte dos seus actos comunicativos não só em situações informais, mas também em situações formais. Reconhece-se, no entanto, que alguns dos casos considerados desviantes são igualmente comuns no português europeu. Porém, por razões óbvias, esta evidência não invalida a possibilidade de haver mais dificuldades em Angola do que em Portugal no que respeita ao emprego da norma-padrão europeia. Por isso, defende-se não apenas uma política linguística conducente à normalização do português em Angola, mas também um investimento mais sério no processo de ensino-aprendizagem desta língua nessa realidade.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Consultoria e Revisão Linguística
URI: http://hdl.handle.net/10362/12171
Aparece nas colecções:FCSH: DL - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.