Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19251
Título: People analytics aplicado à retenção de talentos nas organizações
Autor: Canais, Maria do Rosário Ligeiro Pinto
Orientador: Henriques, Roberto André Pereira
Palavras-chave: People Analytics
Retenção de Talentos
High Potential
Modelos Preditivos
Árvores de Decisão
Redes Neuronais
Data de Defesa: 21-Jun-2016
Resumo: O presente Trabalho de Projeto apresenta o percurso efetuado à volta da temática da Retenção de Talentos apresentando diversas abordagens que passaram pela identificação da relevância do tema nas organizações, pela identificação dos conceitos inerentes e conhecimento de algumas técnicas aplicáveis a modelos preditivos e respetiva replicação em contexto organizacional com vista a evidenciar a efetiva viabilização do People Analytics na função Recursos Humanos. A bibliografia disponível a nível mundial aponta para a necessidade da função Recursos Humanos assumir novos papéis nas organizações e posicionar-se como parceiro estratégico dos CEOs para apoiar de forma eficaz na definição de políticas de Retenção de Talentos. Tendo como ponto de partida a definição de Talento de Lynne (2005), citada por Jantan, Hamdan, & Othman (2010), que refere que o Talento é a capacidade de uma pessoa em fazer uma diferença significativa no desempenho atual e futuro da organização onde se insere, efetuou-se uma pesquisa alargada para identificação das várias definições que convergem para a sua identificação. Face a vários estudos e publicações disponíveis sobre esta temática foi possível enumerar de forma exaustiva as muitas características que destacam os Talentos nas organizações. Genericamente, as caraterísticas que identificam os Talentos resultam do conjunto de 3 grandes fatores: competências individuais, avaliação de desempenho e background do colaborador. Algumas ferramentas de People Analytics disponíveis para a função Recursos Humanos, nomeadamente ferramentas de Data Mining e de visualização de dados, foram utilizadas para descrever os Talentos da Organização onde este Trabalho de Projeto foi desenvolvido e prever as classificações dos Talentos no período seguinte. A viabilidade da utilização de ferramentas de People Analytics pela função Recursos Humanos na Retenção de Talentos foi comprovada. No entanto, para mostrar todo o seu potencial, é necessário inverter a atual situação e investir de forma contínua na obtenção de dados em quantidade e qualidade. Atuando desta forma, os Recursos Humanos poderão acompanhar uma das principais tendências mundiais e que é a utilização do People Analytics para potenciar o seu papel diferenciador na gestão de recursos humanos em geral e, em particular, na Retenção de Talentos.
Descrição: Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence
URI: http://hdl.handle.net/10362/19251
Designação: Mestrado em Gestão de Informação, especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência de Negócio (Business Intelligence)
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Gestão da Informação (Information Management)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TGI0059.pdf1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.