Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16711
Título: Desenvolvimento de competências relacionais na preservação da intimidade durante o processo de cuidar
Autor: Zangão, Maria Otília Brites
Orientador: Mendes, Felismina Rosa Parreira
Palavras-chave: Intimidade
Processo de cuidar
Estudante de enfermagem
Competências relacionais
Intimacy
Process of caring
Nursing student
Relational skills
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este estudo foi realizado com a finalidade da obtenção do grau de doutor em enfermagem, na Universidade Católica Portuguesa na especialidade de Educação em Enfermagem. Decorrente do atual contexto socioeconómico de Portugal e das alterações que se avizinham na formação em enfermagem, pareceu-nos pertinente compreender e identificar como ocorre a aquisição e o desenvolvimento de competências relacionais do estudante da licenciatura em enfermagem na preservação da intimidade dos utentes durante o processo de cuidar; e no final propor bases teórico-metodológicas para o ensino da enfermagem na aquisição e desenvolvimento desta dimensão das competências. Realizou-se um estudo descritivo – correlacional com a combinação simultânea de métodos de investigação de natureza quantitativa e qualitativa. Para realização do tratamento e análise dos dados, recorremos a vários Softwares, nomeadamente para os dados quantitativos utilizámos o Software IBM® SPSS® Statistic, enquanto para os dados qualitativos, estes foram tratados através do Software webQDA - Software de Apoio à Análise Qualitativa versão 1.4.3 e do Software Alceste 2010 (Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensenble de Segments de Texte). No final da análise procedeu-se à triangulação dos dados através da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, elaborando-se o Modelo de bases teórico-metodológicas para os estudantes de enfermagem. A população foram os estudantes da licenciatura em enfermagem e os docentes de uma Escola Superior de Enfermagem integrada numa Universidade (A) e de uma Escola Superior de Saúde integrada num Instituto Politécnico (B), amostra dos estudantes foi aleatória simples, enquanto a amostra do grupo de docentes foi do tipo não-probabilística por conveniência. Para a recolha de dados foram realizados vários procedimentos de forma a cumprir a componente ética e legal da pesquisa em enfermagem com seres humanos. Os instrumentos de recolha de dados foram um questionário de caracterização dos estudantes e do contexto clínico, um Inventário de Competências Relacionais de Ajuda (ICRA), uma Grelha de Observação dos estudantes em ensino clínico de uma entrevista semiestruturada para os docentes. Os resultados obtidos evidenciam a presença de quatro variáveis preditoras da aquisição e desenvolvimento desta dimensão das competências, as quais influenciam a aprendizagem e os resultados finais dos estudantes. Para se processar o desenvolvimento desta dimensão das competências é necessário estarem reunidas as condições do Modelo Processo-Pessoa- Contexto-Tempo (PPCT).
This study was conducted with the purpose of obtaining a doctoral degree in nursing at the Catholic University in the specialty of Nursing Education. Arising from the current socio-economic context of Portugal and the forthcoming change in nursing education, it seemed pertinent to understand and identify how does the acquisition and development of relational skills for the student of the degree in nursing in the preservation of the privacy of users during the process of care, and in the end propose theoretical and methodological bases for nursing education in the acquisition and development of skills of this dimension. It was realized a descriptive study –correlational with the simultaneous combination of quantitative and qualitative research methods. In order to treat and analyse the data, we used several software’s particularly for quantitative data we used the IBM ® SPSS ® Software Statistic, while for qualitative data we used webQDA Software - Software Support Qualitative Analysis version 1.4.3 and Alceste Software 2010 (Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensenble de Segments de Texte). At the end of the analysis we proceeded to the triangulation of data through Bioecological Theory of Human Development of Bronfenbrenner, elaborating the theoretical and methodological bases model for nursing students. The population were the students of undergraduate nursing faculty and a School of Nursing integrated in an University( A) and a School of Health integrated into the Polytechnic Institute (B), the students sample was random simple, while the sample group of teachers was non-probabilistic by convenience. For data collection were performed several procedures to comply with the legal and ethical component of nursing research with humans. The instruments for data collection were a questionnaire to characterize the students and the clinical context, an inventory of Relational Skills Help (ICRA) a Grid Observation of students in clinical teaching of a semi structured interview for teachers. The results show the presence of four predictor variables of the acquisition and development of this competence dimension which influences the learning and the students final results. To process of developing this dimension of competence is necessary to be reunited the conditions of the Model Process-Person-Context-Time (PPCT).
Este estudo foi realizado com a finalidade da obtenção do grau de doutor em enfermagem, na Universidade Católica Portuguesa na especialidade de Educação em enfermagem. Decorrente do atual contexto socioeconómico de Portugal e das alterações que se avizinham na formação em enfermagem, pareceu-nos pertinente compreender e identificar como ocorre a aquisição e o desenvolvimento de competências relacionais do estudante da licenciatura em enfermagem na preservação da intimidade dos utentes durante o processo de cuidar; e no final propor bases teórico-metodológicas para o ensino da enfermagem na aquisição e desenvolvimento desta dimensão das competências. Realizou-se um estudo descritivo – correlacional com a combinação simultânea de métodos de investigação de natureza quantitativa e qualitativa. Para realização do tratamento e análise dos dados, recorremos a vários Softwares, nomeadamente para os dados quantitativos utilizámos o Software IBM® SPSS® Statistic, enquanto para os dados qualitativos, estes foram tratados através do Software webQDA - Software de Apoio à Análise Qualitativa versão 1.4.3 e do Software Alceste 2010 (Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensenble de Segments de Texte). No final da análise procedeu-se à triangulação dos dados através da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, elaborando-se o Modelo de bases teórico-metodológicas para os estudantes de enfermagem. A população foram os estudantes da licenciatura em enfermagem e os docentes de uma Escola Superior de Enfermagem integrada numa Universidade (A) e de uma Escola Superior de Saúde integrada num Instituto Politécnico (B), amostra dos estudantes foi aleatória simples, enquanto a amostra do grupo de docentes foi do tipo não-probabilística por conveniência. Para a recolha de dados foram realizados vários procedimentos de forma a cumprir a componente ética e legal da pesquisa em enfermagem com seres humanos. Os instrumentos de recolha de dados foram um questionário de caracterização dos estudantes e do contexto clínico, um Inventário de Competências Relacionais de Ajuda (ICRA), uma Grelha de Observação dos estudantes em ensino clínico de uma entrevista semiestruturada para os docentes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16711
Designação: Doutoramento em Enfermagem
Aparece nas colecções:FCSE - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese - Doutoramento em enfermagem 09-09-2014.pdf13,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.