Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/5596
Título: Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais
Autor: Araújo, Lia
Figueiredo, Maria Pacheco
Amante, Maria João
Jales Ribeiro, Esperança
Palavras-chave: Photovoice
Infância
Juventude
Pessoas idosas
Data: 2016
Editora: Escola Superior de Educação de Viseu
Citação: Araújo, L., Figueiredo, M., Amante, M. & Ribeiro, E. (2016). Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais (p. 1784-1789). Atas do XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico.
Resumo: O photovoice é uma metodologia de investigação-ação participativa que permite a partilha de conceções e experiências vividas através de fotografias com o propósito de melhorar aspetos das comunidades em que é desenvolvido. O seu uso tem sido privilegiado em comunidades marginalizadas ou em desvantagem. É uma das metodologias apresentadas na formação de Educadores Sociais da Escola Superior de Educação de Viseu, dada a sua difusão quer como ferramenta de intervenção quer como instrumento de investigação. Durante a formação destes profissionais, é importante criar situações e usar metodologias em que os estudantes possam considerar a sua própria atuação e refletir criticamente sobre crenças fundamentais relacionadas com a realidade e com os contextos de intervenção. Várias experiências internacionais e nacionais têm revelado vantagens importantes da utilização pedagógica do photovoice no ensino superior. Este estudo procurou caraterizar as perspetivas de estudantes do 3.º ano da licenciatura no final do seu curso sobre a metodologia enquanto estratégia de intervenção socioeducativa, no que diz respeito à experiência de utilização da metodologia num trabalho realizado no âmbito das unidades curriculares de Intervenção socioeducativa com crianças e jovens e Intervenção socioeducativa com pessoas idosas, e às possibilidades de utilização da metodologia no futuro profissional. Ambos os conjuntos de dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo que demonstrou que os participantes consideram vantagens significativas na utilização da metodologia quer como estratégia formativa quer como estratégia de intervenção profissional.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/5596
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Artigo em ata de evento científico nacional

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Livro de Atas XIII Congresso SPCE 2016-páginas-1-2,18,1784-1789.pdf528,05 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.