Desafios no Ensino de Programação a Alunos de Videojogos

Miniatura indisponível

Data

2020-05

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos

Resumo

As unidades curriculares (UCs) de programação num curso de Videojogos devem ter dois objetivos: 1) um objetivo mais geral, que consiste em fornecer aos alunos as bases que lhes permitam assimilar conceitos gerais de programação, matemática e física, bem como desenvolver o seu pensamento lógico e algorítmico; e, 2) um objetivo mais específico, que consiste na aprendizagem das ferramentas e conceitos concretos que permitam aos alunos trabalhar de forma fluída no game engine de eleição do curso. Este último objetivo enquadra as UCs de programação numa lógica top-down, pois a seleção do game engine guia a forma como os respetivos programas são preparados. Dentro desta perspetiva, as UCs de Programação devem alimentar e ter em vista possíveis colaborações com as restantes UCs, em especial as de game development puro. De forma transversal, os exemplos de aula e projetos de avaliação devem estar devidamente adaptados aos alunos em questão, de modo a tornar a exposição das matérias o mais apelativa possível. Neste documento discutiremos a forma como estes desafios estão a ser abordados na Licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Descrição

Atas do 1.º SEVj - Seminário Sobre Ensino de Videojogos

Palavras-chave

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES, COMPUTER PROGRAMMING, VIDEOJOGOS, VIDEO GAMES, ENSINO DA INFORMÁTICA, COMPUTER SCIENCE TEACHING, ENSINO, TEACHING

Citação

Fachada, N. (2020). Desafios no ensino da programação a alunos de Videojogos. In Atas do 1.º SEVj - Seminário Sobre Ensino de Videojogos. Coimbra, Portugal, Set. 2019 (pp. 59-73). Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos.