Envelhecimento populacional e mercado de trabalho: que lugar para os trabalhadores mais velhos?

Miniatura indisponível

Data

2019

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

AlmaLetra

Resumo

Tomando como ponto de partida a questão do envelhecimento populacional presente nas sociedades contemporâneas, procuramos neste artigo refletir, sobretudo, sobre os impactos (diretos e indiretos) deste fenómeno no mercado de trabalho, nomeadamente no que se referem ao envelhecimento da força-de-trabalho e ao subaproveitamento produtivo que se regista relativamente a partes significativas da mão-de-obra, como sejam os trabalhadores mais jovens e mais velhos. Face a este quadro, procuramos ainda neste artigo refletir sobre o lugar que estes últimos têm no mercado de trabalho atual, quais os efeitos resultantes das transformações socioeconómicas e dos sistemas produtivos e o modo como estas se refletem no modo como o mercado vê as diferentes idades e, ainda, as possibilidades efetivas de promover um envelhecimento ativo.

Descrição

Revista Científica de Intervenção Social, Política e Desenvolvimento Comportamental

Palavras-chave

SERVIÇO SOCIAL, ENVELHECIMENTO DEMOGRÁFICO, MERCADO DE TRABALHO, TRABALHADORES, ENVELHECIMENTO ATIVO, SOCIAL WORK, DEMOGRAPHIC AGEING, LABOUR MARKET, WORKERS, ACTIVE AGEING

Citação

Ferreira, Paula (2020). Envelhecimento populacional e mercado de trabalho: que lugar para os trabalhadores mais velhos? Revista Científica de Intervenção Social, Política e Desenvolvimento Comportamental, 91-118, Ed. Temática Socius – Perspectivas de Intervenção para a Mudança no Séc.XXI.