Perfil das gestantes adolescentes na assistência ao pré-natal na clínica materno infantil em Sarandi-PR

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer o perfil das gestantes adolescentes em consulta de enfermagem, ao primeiro atendimento da assistência ao Pré-natal na Clínica Materno Infantil em Sarandi – PR. Realizou-se um estudo descritivo no período de 23/09/2003 a 21/06/20004, avaliando o perfil das gestantes adolescentes através da investigação e análise de fichas perinatais dos prontuários de gestantes. Observamos a prevalência de evasão escolar entre as adolescentes que encontravam-se grávidas, além de iniciam o pré-natal mais cedo em relação as multíparas. Entretanto há uma preocupação em relação a idade gestacional de início do pré-natal pois podem haver fatores de risco associados e estes poderiam ser prevenidos, tornando-se evidente a importância do Programa de Agentes comunitários de Saúde de promover acessibilidade aos serviços de saúde e melhorar a qualidade da assistência no Planejamento Familiar e no Pré-natal para que os retornos destas mulheres sejam assegurados e efetivamente melhore os resultados perinatais.

Descrição

Revista Uningá

Palavras-chave

PREGNANCY, ADOLESCENCE, FAMILY PLANNING, NURSING, PRENATAL CARE, GRAVIDEZ, ADOLESCÊNCIA, PLANEAMENTO FAMILIAR, ENFERMAGEM, SAÚDE PRÉ-NATAL

Citação

GASQUEZ, A. S.; PELLOSO, S. M.; ALVES, E. F. Perfil das gestantes adolescentes na assistência ao pré-natal na clínica materno infantil em Sarandi PR. Revista Uningá, v. 1, n. 3, p. 147-151, 2005.