Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/12315
Título: Itinerários profissionais de professores no Brasil e em Portugal: redes de intercâmbio no contexto de expansão do movimento da Escola Nova
Autor: Xavier, Libânia Nacif
Mogarro, M. J.
Palavras-chave: Escola Nova
Data: 2011
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citação: Mogarro, M. J. & Xavier, L. N. (2011). Itinerários profissionais de professores no Brasil e em Portugal: redes de intercâmbio no contexto de expansão do movimento da Escola Nova. História da Educação, v. 15, n. 33, Jan./Abril, p. 117-136.
Resumo: O artigo resulta de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa Capes-Grices e aborda os processos de circulação e apropriação de modelos pedagógicos a partir do cruzamento de itinerários profissionais de professores dedicados à formação e qualificação docente no espaço Brasil-Portugal. A investigação foi construída em torno da análise dos contactos culturais e profissionais que se detectam entre professores/autores brasileiros e portugueses e que tornaram possível (re)leituras das obras que eles produziram, constituindo uma rede de intercâmbios entre um e outro lado do Atlântico. O cruzamento dos itinerários profissionais desses educadores demonstrou as áreas de aproximação e os pontos de distanciamento entre eles, favorecendo, dessa forma, matizar os modos de apropriação das culturas pedagógicas, dos conhecimentos, das propostas e projetos ligados ao ensino e à formação de professores vigentes no contexto em tela. Palavras-chave: história da educação, redes de intercâmbio, culturas pedagógicas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/12315
ISSN: 2236-3459
Versão do Editor: http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/issue/view/1309
Aparece nas colecções:IE - GICFP - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ItinerariosProfissionaisdeProfessores.pdf571,97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.