Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5198
Título: Actividades investigativas no 7º ano sobre a dinâmica externa da terra
Autor: Tavares, Nuno Filipe Evangelino
Orientador: Galvão, Cecília, 1955-
Kullberg, Maria Carla Ribeiro, 1957-
Palavras-chave: Didáctica das ciências
Literacia científica
Trabalho de campo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente trabalho investigativo teve como objectivo estudar o contributo de actividades investigativas, nomeadamente um trabalho de grupo e uma saída de campo, na aquisição de conhecimento por parte dos alunos do 7º ano de escolaridade sobre a temática da Dinâmica Externa da Terra. A avaliação dessa aquisição de conhecimento foi efectuada através de observação naturalista e da análise de documentos escritos produzidos pelos alunos. Estes incluem um questionário de diagnóstico inicial e final, um trabalho de grupo, um caderno de campo e um teste de avaliação sumativo. No final, os alunos responderam a um questionário de modo a poderem expressar a sua opinião sobre a saída de campo. Os alunos mostraram‐se muito entusiasmados com realização da saída de campo e evidenciaram uma boa aquisição e retenção de conhecimentos. Todavia, a extensão da mesma e o facto de terem considerado difícil o trabalho que realizaram durante e após a visita – sob a forma de um caderno de campo – revelaram‐se os factores mais desmotivantes.
The aim of the present study was to assess the contribution of investigative activities, including a field trip, on the acquisition of knowledge and competences by twelve year old students concerning Earth’s External Dynamics. This assessment was accomplished through naturalistic observation of the students behaviour and their written work. In the end, the students gave their own assessment on the activities they had carried out. The students were very enthusiastic about the field trip and showed a good acquisition of knowledge and competences. The most negative aspect the students pointed out was the length and complexity of the field journal.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5198
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie039754_tm.pdf56,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.