Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/52013
Título: Contributos educativos de exposições interativas on-line sobre imunidade como prática de ativismo coletivo em contexto de pandemia
Autor: Agostinho, Adriana
Reis, Pedro
Palavras-chave: Ativismo fundamentado
Activismo
Educação em ciências
Exposições interativas
Exposições
Data: 2021
Editora: Universidad de Antioquia
Citação: Agostinho, A., & Reis, P. (2021). Contributos educativos de exposições interativas on-line sobre imunidade como prática de ativismo coletivo em contexto de pandemia. Uni-Pluriversidad, 21(2), 1–22.
Resumo: As práticas de ativismo coletivo, ou ação sociopolítica fundamentada, são uma estratégia pedagógica cada vez mais valorizada na área das Ciências da Educação, por po-tenciar a capacitação e empoderamento dos alunos para uma cidadania ativa e democrática e a atuação responsável face às questões sociocientíficas e socioambientais que caracterizam a sociedade. O presente estudo centra-se nas po-tencialidades educativas do desenvolvimento de exposições interativas on-line, sobre imunidade e controlo de doenças, como estratégia de ativismo em tempos de pandemia. Se-guindo uma abordagem qualitativa e um paradigma inter-pretativo, relata o trabalho desenvolvido com uma turma de 28 alunos do 12.º ano, no âmbito da disciplina de Biologia. A intervenção teve por base a teoria socioconstrutivista da aprendizagem e três etapas principais: a pré-produção, pro-dução e pós-produção de uma exposição científica, neste caso designada Pharmaction. Especificamente, pretendeu-se valorizar o conhecimento científico como meio de promo-ção da saúde, divulgar informação e mobilizar a comuni-dade a agir na adoção de comportamentos responsáveis, dado existirem doenças e desequilíbrios imunitários. Por se concretizar no contexto de ensino a distância, devido à CO-VID-19, a exposição foi on-line e construída por meio de ferramentas da Web 2.0. Os dados obtidos, através de in-quéritos, observação e análise documental, apontam o po-tencial educativo da estratégia. Os alunos ampliaram várias competências transversais, destacando-se as competências para a ação, no domínio do ativismo, além de aprendiza-gens significativas sobre o tema estudado. Apesar das difi-culdades na colaboração, pesquisa e gestão de tempo, a turma achou uma forma única, desafiante e motivadora de aprender ciência e, à semelhança dos visitantes, uma boa estratégia de ativismo que beneficiou do recurso às TIC.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/52013
DOI: 10.17533/udea.unipluri.346064
Versão do Editor: https://revistas.udea.edu.co/index.php/unip/article/view/346064/20807361
Aparece nas colecções:IE - GIDC - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
346064-Texto del artículo-243854-1-10-20220216.pdf573,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.