Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5322
Título: Cursos de educação e formação: uma oportunidade para questionar práticas de sala de aula e reconstruir identidades escolares
Autor: Baptista, Mónica
Freire, Sofia
Carvalho, Carolina
Freire, Ana
Azevedo, Mário
Oliveira, Teresa
Palavras-chave: Educação em ciências
Investigações científicas
Abandono escolar
Identidade
Data: 2011
Citação: Baptista, M., Freire, S., Carvalho, C., Freire, A., Azevedo, M., & Oliveira, T. (2011). Cursos de educação e formação: uma oportunidade para questionar práticas de sala de aula e reconstruir identidades escolares. Revista Ensaio, 13(2), 151-170.
Resumo: Este estudo tem como objectivo conhecer o impacto de actividades investigativas em aulas de Física e Química na reconstrução de identidades escolares. Estudaram-se três turmas do ensino secundário de um curso de Educação e Formação. Participaram 28 alunos, com histórias pesadas de insucesso escolar, aos quais se fez uma entrevista em grupo focado. Recorreu-se a um método de análise de conteúdo. Os dados sugerem um percurso, inicial, feito de insucessos, assente em identidades escolares negativas, que não sendo passíveis de ser re-avaliadas ou restauradas, geram vontade de abandonar a escola. Para além disso sugerem que novas experiências pedagógicas e curriculares podem facilitar a reconstrução dessas identidades e a emergência de novas formas de se relacionar com a escola e com o saber escolar.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5322
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rev._Ensaio_011.pdf138,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.