Determinação do ponto de funcionamento ideal de duas bombas centrífugas diagonais instaladas em paralelo em um sistema hidráulico industrial

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-01-16
Orientador
Hermany, Lober
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A necessidade do transporte de líquido foi uma exigência que sempre acompanhou o desenvolvimento de grandes cidades dês dos princípios da civilização e com o passar dos anos se tornou indispensável em vários segmentos inclusive para as indústrias, as bombas centrífugas são exemplos de transportadoras de fluidos e tem vasta utilidade. O presente trabalho tem como objetivo avaliar um sistema hidráulico de uma indústria alimentícia localizada na cidade de Lajeado/RS, que é responsável por grande parte da distribuição interna de água que é feita por meio da sucção direta do Rio Taquari por duas bombas centrífugas diagonais, buscando determinar o ponto de funcionamento ideal levando em consideração as características do sistema e possíveis incrustações na instalação que com o passar dos anos podem aparecer e aumentar a perda de carga. A metodologia do trabalho é considerada de ordem prática e quantitativa, pois aborda um estudo de caso real para determinação do ponto de funcionamento ideal. Sendo assim, foi proposto o levantamento de dados, cálculo da perda de carga, verificação da cavitação, posteriormente a construção das curvas características do sistema hidráulico e das bombas respectivamente, o ponto de funcionamento e por fim a análise dos dados e a conclusão final do trabalho para determinar se os objetivos foram atendidos. A partir dos resultados, conclui-se que as bombas centrífugas diagonais instaladas em paralelo estão superdimensionadas, porém levando em consideração o fator de incrustação formado ao longo dos anos na tubulação, é possível apontar que foi realizado de forma coerente.
Descrição
Palavras-chave
Bomba centrífuga diagonal; Ponto de funcionamento ideal; Sistema hidráulico
Citação
PETTER, Peter Antônio. Determinação do ponto de funcionamento ideal de duas bombas centrífugas diagonais instaladas em paralelo em um sistema hidráulico industrial. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2307.