Avaliação da atividade antioxidante e antibacteriana de extratos aquosos e etanólicos de plantas da família Myrtaceae frente ao micro-organismo Escherichia coli

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-06-05
Orientador
Ethur, Eduardo Miranda
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Escherichia coli (E. coli) é uma bactéria enteropatogênica que ocorre naturalmente na microbiota intestinal, sendo que seus efeitos patogênicos ocorrem, principalmente, por inadequado tratamento dos alimentos, tanto no processo de cozimento como nos processos de higienização. Como resposta a infecção por esta bactéria ocorrem diarreias e desidratação que podem levar ao óbito. Na cultura popular é comum a utilização de plantas com fins medicinais para obter a cura de patologias, no entanto é necessário que sejam realizados estudos sobre as plantas a serem utilizadas, pois elas apresentam uma grande e diversificada gama de compostos. Entre eles se podem citar os compostos fenólicos que são os principais metabólitos secundários das plantas. As plantas da família Myrtaceae são muito conhecidas pela sua composição química, que envolve uma interessante quantidade de compostos fenólicos, estes estão relacionados a ação antimicrobiana de diversos extratos de plantas. O objetivo deste trabalho foi quantificar os compostos fenólicos por espectrofotometria, identificar a atividade antioxidante por voltametria cíclica avaliar o potencial antimicrobiano contra a bactéria E. coli de extratos aquosos e etanólicos das plantas Eugenia anomala, Eugenia arenosa, Eugenia pitanga e Psidium salutare, todas da família Myrtaceae. Os resultados obtidos demonstraram que os extratos estudados de todas as plantas apresentam atividade antioxidante sobre o eletrodo de carbono vítreo e eletrodo de Co-ftalocianina, sendo que os extratos aquosos e etanólicos da E. pitanga e P. sautare apresentaram ação antioxidante mais eficaz que as demais plantas. Enquanto que os melhores resultados obtidos para a atividade bacteriostática foi de 2,5 mg/mL para o extrato etanólico de E. arenosa e para o extrato aquoso de E. pitanga; e a menor concentração da atividade bactericida foi de 10 mg/mL para o extrato aquoso de E. arenosa.
Descrição
Palavras-chave
Myrtaceae; Escherichia coli; Atividade antimicrobiana; Compostos fenólicos; Voltametria cíclica
Citação
BIANCHETTI, Paula. Avaliação da atividade antioxidante e antibacteriana de extratos aquosos e etanólicos de plantas da família Myrtaceae frente ao micro-organismo Escherichia coli. 2014. Dissertação (Mestrado) – Curso de Biotecnologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 fev. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/490.
Coleções