Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4220
Tipo: masterThesis
Título: Os manuscritos de um pobre homem, de Dyonélio Machado, sob a visão da crítica genética
Autor(es): Fernandes, Claudia Denise Sanches
Orientador: Moreira, Alice Therezinha Campos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2010
Palavras-chave: LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA
MACHADO, DYONÉLIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CONTOS RIO-GRANDENSES
CRÍTICA GENÉTICA
Resumo: A dissertação visa estudar os documentos de processo da obra Um pobre homem, de Dyonélio Machado. Para isso foram selecionados dois contos da obra: “Noite no acampamento: uma narrativa de campanha” e “Velha história”. O estudo dos manuscritos e datiloscritos desses contos fundamentam-se na Crítica Genética e na Crítica Textual. Sobre o primeiro conto, foram trabalhadas as rasuras relativas ao protonarrador como construtor do discurso, inclusive as rasuras feitas nas indicações da ordem de produção dos contos. Para tanto, empregou-se, como suporte teórico, o estudo dos manuscritos de Heródias de Gustave Flaubert, realizado por Gilberto Pinheiro Passos e da obra Meus verdes anos de José Lins do Rego, por Maria Lucia de S. Agra. Analisou-se, também, o narrador no conto “Noite no acampamento”, na primeira edição da obra publicada, tendo como suporte teórico a obra Discurso da narrativa de Gérard Genette para estabelecer a relação entre os documentos de processo e a obra acabada. Do outro conto, “Velha história”, a título de exemplo, foi feita a transcrição genética de páginas com rasuras mais significativas, tendo como suporte o capítulo “Como constituir e ler um dossiê genético” da obra Elementos de Crítica Genética: ler os manuscritos modernos, de Almuth Grésillon.
La disertación pretende estudiar los documentos de proceso de la obra Um pobre homem de Dyonélio Machado. Para esto fueron seleccionados dos cuentos de la obra: “Noite no acampamento: uma narrativa de campanha” y “Velha história”. El estudio de los manuscritos y dactiloscrítos de estos cuentos fundaméntase en la Crítica Genética y en la Crítica Textual. Sobre el primer cuento fueron trabajadas las tachaduras relativas al protonarrador como el constructor del discurso, inclusive las tachaduras hechas en las indicaciones en el orden de produción de los cuentos. Para tanto, se empleó, como soporte teórico, el estudio de los manuscritos Heródias de Gustave Flaubert, hecho por Gilberto Pinheiro Passos y de la obra Meus verdes anos de José Lins do Rego, por Maria Lucia de S. Agra. Fue analizado también, el narrador del cuento ”Noite no acampamento”, en la primera edición de la obra publicada, usando como soporte teórico la obra Discurso da narrativa de Gérard Genette para establecer la relación entre los documentos de proceso y la obra pronta. Del otro cuento, “Velha história”, a título de ejemplo, fue hecha la transcripción genética de las páginas con las tachaduras más significativas, usando como soporte teórico el capítulo “Como constituir e ler um dossiê genético” de la obra Elementos de Crítica Genética: ler os manuscritos modernos, de Almuth Grésillon. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/4220
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000423691-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo9,17 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.