Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3502
Título: "Sentimento de desamparo…" : risco psicossocial em crianças com doença crónica oriundas dos PALOP
Autor: Teixeira, Sandra
Costa, Susana Ferreira da
Palavras-chave: Crianças com doença crónica - Psicologia
Crianças imigrantes - Doenças
Crianças imigrantes - Psicologia
Crianças com doença crónica - Relacões com a família
Data: 2016
Citação: Teixeira, Sandra ; Costa, Susana Ferreira da (2016) - "Sentimento de desamparo… " : risco psicossocial em crianças com doença crónica oriundas dos PALOP. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 93-103.
Resumo: Face a uma doença crónica as crianças/adolescentes e suas famílias vivem alterações importantes nas suas vidas, de forma a se adaptarem a uma nova realidade, a qual muitas vezes lhes é estranha. O corpo da criança/adolescente passa a ser sentido como “um lugar de sofrimento”, surgem fantasias, sentimentos de culpabilidade, temáticas relacionadas com a morte, medo e angústia face aos tratamentos e à hospitalização. Tudo isto irá interferir com o contexto psicossocial da criança. Se nas famílias que residem em Portugal há alterações muito significativas, naquelas que deixam os seus países (PALOP) por impossibilidade de tratamento e vêm para Portugal na esperança de um diagnóstico, tratamento e cura, surgem outros factores psicológicos. Como é vivida a separação do seu país, da sua cultura, dos seus amigos e dos seus familiares (muitas vezes crianças ainda pequenas que se vêem privadas do(a) pai/mãe que procuram no nosso país uma cura para a doença de um filho)? Quais os seus sentimentos em relação a uma realidade diferente daquela que esperavam (estadias longas, se não para sempre…)? Como se lida com os sentimentos de desprotecção, tristeza, desamparo, zanga e impotência? Assim, e de acordo com a nossa experiência clínica, deparamo-nos com inúmeros casos, em que a doença, o desenraizamento cultural, a separação do seu cmbiente e contexto familiar, as dificuldades de integração e as condições muitas vezes precárias em que vivem podem levar a situações de grande risco psicossocial. Este artigo será uma reflexão, sobre estes aspectos, ilustrado por um caso clínico.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 93-103.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3502
https://doi.org/10.34628/chrv-ff54
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v7_n1-2_7.pdf300,76 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.