Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10699
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Subjetividade, religião/espiritualidade e as práticas em saúde/saúde mental no Brasil: uma revisão bibliográfica exploratória
Author(s)/Inventor(s): Fiszer, Gabriela Gomes
Advisor: Vasconcelos, Eduardo Mourão
Abstract: A presente pesquisa constitui uma revisão bibliográfica exploratória acerca das relações entre religião/ espiritualidade, subjetividade e saúde/ saúde mental e a formação/prática profissional do Serviço Social e sua relação com os usuários de serviços. A partir da experiência de estagio em um Centros de Atenção Psicossocial Álcool Outras Drogas (CAPS ad), problematizei nestes serviços os aspectos subjetivos demandados pelos usuários relacionados à religião e a resposta dos profissionais. E através da investigação bibliográfica, pudemos perceber a ausência do diálogo sobre o assunto tanto entre os próprios profissionais, e entre eles e os usuários. Finalizamos o trabalho com a discussão sobre as implicações deste recalcamento do tema da religião e/ou espiritualidade para a vida desses profissionais e usuários, bem como sobre as possibilidades que se abrem com as abordagens já existentes abertas a estes temas, revisadas neste estudo, se incluídas na formação e na prática profissional.
Keywords: Assistência social
Saúde mental
Espiritualidade
Religião
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FISZER, Gabriela Gomes. Subjetividade, religião/espiritualidade e as práticas em saúde/saúde mental no Brasil: uma revisão bibliográfica exploratória. 2015. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFiszer.pdf487.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.