Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10920
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A integralidade na atenção à saúde das usuárias com câncer de mama no Hospital Federal de Bonsucesso: reflexões sobre os desafios do Serviço Social
Author(s)/Inventor(s): Soares, Rafaela Mendes
Advisor: Silva, Maria Magdala Vasconcelos de Araújo
Abstract: Este trabalho identifica o paradigma de saúde predominante no Serviço de Ginecologia do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) em 2014 e averígua se as ações de saúde desenvolvidas pelo Serviço Social garantem o princípio de integralidade na assistência à saúde às mulheres com câncer de mama. O estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo como eixo de análise a ação profissional do Serviço Social do Serviço de Ginecologia do HFB frente a integralidade, em 2014. Utilizou-se a observação participante e análise de conteúdo. Considerou-se como instrumentos o diário de campo e documentos do serviço, cabendo ainda, a revisão da bibliografia. Com base na avaliação dos dados colhidos, foi possível identificar que a predominância do modelo biomédico no Serviço de Ginecologia favorece uma atuação focada na doença em detrimento de uma atuação que considere os condicionantes e determinantes do processo saúde-doença. Tal fato, incide diretamente na atuação do Serviço Social, que apesar de ser crítica e ter suas ações comprometidas com as necessidades de saúde dos usuários e voltadas para o fortalecimento dos ideais do movimento da Reforma sanitária, encontra limitações nas ações multiprofissionais e na articulação com os demais setores. Nesse sentido, superar a fragmentação deste modelo é urgente para se alcançar a integralidade, sendo um dever e luta de todo profissional de saúde. Já para o Serviço Social, é necessário fortalecer as ações que contemplam a integralidade, buscando alterações na dinâmica do serviço (round, reuniões, estudos de caso, seminários, fluxo de atendimento e controle social); no entrosamento entre a equipe (interdisciplinariedade) e; na construção de uma rede assistencial para uma assistência integral e de qualidade para as usuárias com câncer de mama.
Keywords: Assistência social
Política de saúde
Neoplasias mamárias
Saúde pública
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOARES, Rafaela Mendes. A integralidade na atenção à saúde das usuárias com câncer de mama no Hospital Federal de Bonsucesso: reflexões sobre os desafios do Serviço Social. 2015. 124 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMSoares.pdf485.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.