Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14085
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O silêncio do discurso sobre a questão da biblioteca prisional nas escolas de biblioteconomia do Rio de Janeiro: UNIRIO, UFF e UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Silva, Laryssa Novato da
Advisor: Costa, Robson Santos
Abstract: O presente estudo objetivou investigar se há um silêncio do discurso sobre a questão da biblioteca prisional nas Escolas de Biblioteconomia do Rio de Janeiro, partindo da percepção de uma possível omissão deste assunto. Apresenta como se deu o surgimento das universidades e a criação das três Escolas de Biblioteconomia do Rio de Janeiro, abordando também a questão da biblioteca prisional no âmbito brasileiro. Exibe a relação existente entre discurso, memória e silêncio, com base teórica nos três sistemas de exclusão fundamentados pela “Ordem do discurso” de Michel Foucault, relacionando com conceitos abordados por outros autores. Possui caráter exploratório e utiliza abordagem qualitativa. Para tal, se pretendeu compreender, através da coleta de dados feita por entrevistas com seis docentes, qual é o olhar dessas escolas sobre a questão da biblioteca prisional. Concluiu que alguns discursos estão sendo veiculados, mas que ainda não são suficientes para romper com o silêncio sobre essa temática nas Escolas de Biblioteconomia do Rio de Janeiro.
Keywords: Biblioteca Prisional
Escolas de biblioteconomia
Rio de Janeiro (Estado)
Discurso
Memória
Silêncio
Library schools
Memory
Silence
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Feb-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Laryssa Novato da. O silêncio do discurso sobre a questão da biblioteca prisional nas escolas de biblioteconomia do Rio de Janeiro: UNIRIO, UFF e UFRJ. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LNSilva.pdf374.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.