Diacronia dos processos constitutivos do texto relativos a assim: um novo enfoque da gramaticalização

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Lopes-Damasio, Lúcia Regiane [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

Lúcia Regiane Lopes-Damasio propõe aqui uma análise da palavra assim e suas formas correlatas - assim como, mesmo, ainda assim, assim que - no que diz respeito aos processos de repetição, correção, paráfrase, parêntese, hesitação e metadiscurso. Ao mesmo tempo, a autora verifica o funcionamento tópico destes termos - classificados linguisticamente como marcadores discursivos - dentro de diferentes tradições discursivas, faladas ou escritas, no período que abrange do século XVIII aos nossos dias, a fim de apreender e iluminar aspectos relativos ao seu processo de gramaticalização. A hipótese geral que conduz o trabalho de Lopes-Damasio - que deve já ser considerado uma importante contribuição para o levantamento da história do português paulista - baseia-se na aceitação de que a adoção de novas tradições discursivas tem servido, na história da língua, como motor para inovações. Isto, segundo a autora, leva ao pressuposto de que, a cada tradição estabelecida, se dá uma busca de meios linguísticos apropriados, ainda que seja conservado o que já faz parte do sistema.

Descrição

Palavras-chave

Gramática comparada e geral, Mudanças linguisticas, Linguística - História, Linguagem e línguas, Lingua portuguesa - Gramatica

Como citar

LOPES-DAMASIO, Lúcia Regiane. Diacronia dos processos constitutivos do texto relativos a assim: um novo enfoque da gramaticalização. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832062.