Seleção de habitat por Epialtus spp. (Decapoda: Epialtidae)

Imagem de Miniatura

Data

2014-02-27

Autores

Granado, Priscila [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As macroalgas são consideradas engenheiros do entremarés, pois formam substrato secundário para outros organismos alterando a disponibilidade de abrigo e alimentação. Por apresentarem morfologias distintas, conferem diferentes recursos aos organismos que vivem associados a elas. No presente estudo avaliou-se a distribuição de caranguejos Epialtus spp. em três espécies de macroalgas com diferentes morfologias e complexidades: Sargassum sp., Hypnea sp. e Acanthophora sp.. Para isso, foram coletadas amostras das três espécies de macroalgas na região do baixo entremarés (Hypnea sp e Acanthophora sp.) e infralitoral (Sargassum sp.). As algas foram triadas, identificadas, bem como suas macroalgas epífitas e os caranguejos do gênero Epialtus spp. foram separados para que fossem contabilizados, sexados e mensurados. Os resultados indicam que houve diferença significativa na distribuição dos caranguejos somente entre as macroalgas Acanthophora sp. e Hypnea sp. Como ambas ocorrem na mesma altura no costão rochoso, um pouco acima de Sargassum sp., este resultado indica que a zonação não é um fator determinante na distribuição de Epialtus spp. e que Hypnea sp. pode apresentar maior complexidade quando comparada a Acanthophora sp. Houve correlação positiva entre volume da amostra de Sargassum sp. e número de caranguejos. Além disso, esta macroalga tinha associada a ela a epífita Hypnea sp. Assim, essa associação de epifitismo além de ter conferido maior complexidade, pode também ter proporcionado heterogeneidade ao ambiente e essas condições reunidas podem ter conferido maior proteção contra estresses ambientais, predação e disponibilidade de recursos alimentares, supondo que o caranguejo possa se alimentar de Hypnea sp. e Sargassum sp.. Assim, os fatores como complexidade e heterogeneidade das macroalgas bem como suas diferentes palatabilidades podem ser determinantes na distribuição do Epialtus spp. em costões rochosos

Descrição

Palavras-chave

Zoogeografia, Ecossistemas - Administração, Habitat (Ecologia), Decapode (Crustaceo), Caranguejo - Distribuição georgráfica, Decapoda (Crustacea)

Como citar

GRANADO, Priscila. Seleção de habitat por Epialtus spp. (Decapoda: Epialtidae). 2014. 40 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014.