Avaliação da atividade antibacteriana de espécies vegetais utilizadas em doenças do trato digestório: Baccharis trimera (LESS.) DC. E Casearia sylvestris Swartz

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Gonçalves, Elaine Cristina Andrigo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Baccharis trimera (Less.) DC. Asteraceae e Casearia sylvestris Swartz Salicaceae são plantas nativas do Brasil e de uso tradicional em doenças do trato digestório. Seus extratos e substâncias purificadas apresentaram diversas atividades farmacológicas (ex.antiulcerogênica, antimicrobiana) e baixa toxicidade. O Helicobacter pylori (bacilo gram-negativo) coloniza o estômago humano, associada ao maior risco de incidência de várias doenças (úlceras pépticas, linfomas e adenocarcinomas gástricos). Com o objetivo de avaliar a atividade antibacteriana de diferentes extratos, frações e substâncias de ambas as plantas medicinais, extratos de partes aéreas de B. trimera e de folhas de C. sylvestris foram preparados utilizando-se técnicas de maceração, obtendo-se o extrato acetato de etila e etanólico de C. sylvestris e acetato de etila, etanólico, etanol 70% e hexânico de B. trimera. Estes foram fracionados e analisados por técnicas cromatográficas. Os extratos e suas frações e substâncias foram submetidos a ensaios para avaliação da atividade antibacteriana para a determinação da concentração inibitória mínima (CIM). O método utilizado para os ensaios foi a diluição em microplacas usando as bactérias Helicobacter pylori ATCC 43504, Staphylococcus aureus ATCC 25923 e Escherichia coli ATCC 25922. A partir do fracionamento do extrato acetato de etila de B. trimera e do extrato etanólico de C. sylvestris foram obtidas oito frações distintas do EAcBt e a fração de diterpenos do EEtCs. A análise em CCD demonstrou a presença de casearina X, B e caseargrewiina F na fração de diterpenos (EFSCs2). Os extratos da B. trimera EAcBt, EEtBt e EEt70Bt e da C. sylvestris EAcCs e EEtCs apresentaram atividade anti-H. pylori, com valores de CIM de 250, 500, 500, 125 e 750 g/mL, respectivamente... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Agentes antibacterianos, Aparelho digestivo, Carqueja, Helicobacter pylori, Química vegetal

Como citar

GONÇALVES, Elaine Cristina Andrigo. Avaliação da atividade antibacteriana de espécies vegetais utilizadas em doenças do trato digestório: Baccharis trimera (LESS.) DC. E Casearia sylvestris Swartz. 2012. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2012.