Sentido pessoal, atividade de estudo e educação artística: um estudo de caso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-12-9

Autores

Asbahr, Flávia Da Silva Ferreira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)

Resumo

Se investigó el proceso de atribución de sentido personal a la actividad de estudio, específicamente a las actividades artísticas desarrolladas en la asignatura de artes. Se realizó una investigación de campo en un 5o curso de una escuela pública municipal por intermedio de observaciones de las clases y entrevistas con alumnos/as. Se tomó como unidad de análisis la relación entre el motivo de la actividad de estudio y las acciones de estudio, categorizándose los motivos en pragmáticos y vinculados a la libertad de expresión y las acciones en acciones de organización pedagógica, de ayuda, de valoración de la labor discente y colectivas. Los niños buscaban establecer relaciones con conocimientos aprendidos y se responsabilizaban por las tareas. Se constató que hay un proceso de atribución de sentido personal transformador y que la organización pedagógica de las profesoras produce éxito escolar: incentivaban la colaboración entre los compañeros, fomentaban la labor colectiva, organizaban acciones de estudio, lo que trae principios didácticos a la organización de la enseñanza y desarrollo.
Investigou-se o processo de atribuição de sentido pessoal à atividade de estudo, especificamente às atividades artísticas desenvolvidas na disciplina de artes. Realizou-se uma pesquisa de campo em um 5o ano de uma escola pública municipal por meio de observações das aulas e entrevistas com alunos(as). Tomou-se como unidade de análise a relação entre o motivo da atividade de estudo e as ações de estudo, categorizando-se os motivos em pragmáticos e vinculados à liberdade de expressão e as ações em ações de organização pedagógica, de ajuda, de valorização do trabalho discente e coletivas. As crianças buscavam estabelecer relações com conhecimentos aprendidos e responsabilizavam-se pelas tarefas. Constatou-se que há um processo de atribuição de sentido pessoal transformador e que a organização pedagógica das professoras produz sucesso escolar: incentivavam a colaboração entre os colegas, fomentavam o trabalho coletivo, organizavam ações de estudo, o que traz princípios didáticos para a organização do ensino desenvolvimental.

Descrição

Palavras-chave

Psicologia histórico-cultural, arte-educação, aprendizagem escolar

Como citar

Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 23, p. -, 2019.