Influência da temperatura e de cargas de nutrientes no crescimento da macrófita aquática flutuante Eichhornia crassipes (Mart.) solms cultivada em água enriquecida artificialmente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-03-06

Autores

Silva, Renata de Souza [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o ganho de biomassa de Eichhornia crassipes cultivada em microcosmo em diferentes épocas do ano. O experimento teve duração de 189 dias e ocorreu entre abril e outubro de 2006. Indivíduos de E. crassipes foram cultivados em um sistema de recirculação de água composto por 3 unidades experimentais. O fluxo de água foi contínuo (vazão de 0,25 L min-1) e nutrientes foram adicionados semanalmente. Valores de nitrito, nitrato, ortofosfato, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, turbidez, pH e temperatura da água foram obtidos semanalmente. Os valores médios semanais de temperatura mínima absoluta atmosférica foram calculados através dos dados obtidos pela Estação Meteorológica CEAPLA/UNESP, localizado a aproximadamente 500 metros do local do experimento. Semanalmente as plantas foram pesadas e posteriormente devolvidas as respectivas unidades experimentais. Variações de temperatura atmosférica foram verificadas. O período com os menores valores de temperatura mínima atmosférica (junho e julho) coincidem com o período de menores valores de ganho de biomassa do vegetal. Após este período, os valores de temperatura aumentaram favorecendo o crescimento do vegetal, ocorrendo os maiores valores de ganho de biomassa.

Descrição

Palavras-chave

Ecologia aquatica, Macrófita aquática, Aquatic macrophytes

Como citar

SILVA, Renata de Souza. Influência da temperatura e de cargas de nutrientes no crescimento da macrófita aquática flutuante Eichhornia crassipes (Mart.) solms cultivada em água enriquecida artificialmente. 2008. 31 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.