Sustentabilidade no setor brasileiro de papel e celulose: uma análise comparativa entre empresas nacionais e transnacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-08

Autores

Rocha, Sueila dos Santos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O investimento direto estrangeiro tem sido considerado uma forma em potencial de dinamizar o desenvolvimento das economias receptoras. A incorporação da variável ambiental no rol das variáveis determinantes do desenvolvimento, implicou na criação do conceito de desenvolvimento sustentável. O estudo do papel das empresas transnacionais (ETNs) na sustentabilidade econômica, ambiental e social da indústria nacional de papel e celulose revelou que, nesse caso, a contribuição das transnacionais ao desenvolvimento sustentado da economia brasileira é semelhante. Na dimensão econômica, apesar das ETNs contribuírem no avanço tecnológico do setor de papel e celulose, essa contribuição é limitada. Na dimensão ambiental, as empresas nacionais apresentaram um desempenho igual e em muitas vezes superior ao desempenho das empresas estrangeiras. Já na esfera social, as transnacionais lideram ao oferecer salários relativamente maiores e investem mais em formação de capital humano.

Descrição

Palavras-chave

Tecnologia - Aspectos sociais, Meio ambiente, Setor brasileiro de papel e celulose

Como citar

ROCHA, Sueila dos Santos. Sustentabilidade no setor brasileiro de papel e celulose: uma análise comparativa entre empresas nacionais e transnacionais. 2006. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2006.