Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38317

TítuloGestão da manutenção de edifícios em unidades hospitalares
Outro(s) título(s)Maintenance management of buildings in hospitals
Autor(es)Silva, Joaquim Vilarinho da
Orientador(es)Couto, J. Pedro
Palavras-chaveManutenção
Sustentabilidade
Unidades hospitalares
Indicadores de desempenho
Facility management
Maintenance
Sustainability
Healthcare facilities
Key performance indicators
Facilities management
Data2013
Resumo(s)A sociedade atual está cada vez mais consciente da qualidade que pretende em todos os setores de atividade, não colocando de parte o setor da construção. Atualmente, é consensual que existe uma necessidade premente de promoção da sustentabilidade nos diferentes setores, potenciado pelas alterações climáticas globais, o esgotamento de recursos, a poluição, a diminuição da qualidade de vida, assim como o acesso a recursos naturais. É no setor dos edifícios, e particularmente no parque edificado, que se observa um grande consumo de energia para aquecimento e arrefecimento, a produção de água quente sanitária, a iluminação e um número indefinido de utilizações de aparelhos alimentados a eletricidade. Assim, a gestão e manutenção do parque edificado é, atualmente, um dos mais importantes desafios para as organizações e seus responsáveis. Esta é, cada vez mais, uma área que pela sua importância para o funcionamento das organizações e pelos elevados custos associados à exploração e manutenção dos edifícios, requer uma otimização contínua. Ao considerar o exposto, esta dissertação tem como foco o subsetor dos edifícios de serviços, mais especificamente os edifícios com unidades hospitalares, onde as exigências de utilização são enormes e intensivas Avaliações de desempenho são, portanto, de extrema importância para estimular a eficiência das instituições. Em Portugal existe um vasto parque de unidades hospitalares, sendo essencial obter um conhecimento profundo do seu desempenho a nível da fase de utilização. Coloca-se assim um enorme desafio aos Facility Managers, enquanto atores principais na gestão de instalações, na expectativa da sua contribuição na redução dos impactes no ambiente construído e nos avanços espectáveis no alcance dos três desígnios do desenvolvimento sustentável, o económico, o ambiental e o social. Com o objetivo de aferir as práticas e atitudes no âmbito da manutenção seguidas pela administração e gestores de manutenção em unidades hospitalares, realizou-se um inquérito junto de um conjunto selecionado de instituições hospitalares nacionais. A análise da informação recolhida permitirá ainda perceber e definir qual o potencial de adaptação destas práticas existentes ao atual contexto de manutenção sustentável; assim como obter resultados que possam ajudar a sensibilizar utilizadores e decisores para a prática de uma manutenção sustentável.
Currently, there is consensus that there is an urgent need to promote sustainability in different sectors, boosted by global climate change, resource depletion, pollution, decreased quality of life, as well as access to natural resources. One of the aspects of development, recognized as a major contributor to the degradation of the environment, is the built environment. We cannot talk about sustainability without making an approach to existing buildings. Admitting that the buildings of the healthcare units are a major consumer of natural resources and energy, they should receive from us a special attention. In Portugal, there is a huge stock of healthcare buildings, and it is essential to obtain a thorough understanding of its performance in the use phase. This raises a huge challenge for Facility Managers, while major players in facilities management, in anticipation of its contribution in reducing impacts on the built environment and advances in expected progress in achieving the three designs of sustainable development, economic, environmental and social. Aiming to assess the attitudes and practices within the administration and maintenance followed by maintenance managers in hospitals, we carried out a survey of a selected set of national hospitals. The analysis of the information collected will still perceive and define its potential to adapt these practices to the current context of sustainable maintenance, so as to obtain results that can help sensitize users and decision makers for the maintenance of a sustainable practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Construção e Reabilitação Sustentáveis
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38317
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MCRS_Joaquim Silva.pdf3,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID