Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60101

TítuloA falta de qualidade legislativa como obstáculo à aplicação jurisdicional: o caso paradigmático da lei dos compromissos e dos pagamentos em atraso (LCPA)
Autor(es)Rocha, Joaquim Freitas
Gomes , Noel
Palavras-chaveDireito financeiro
Lei dos compromissos
Data2013
RevistaJulgar
Resumo(s)Em face do impacto que a aplicação da LCPA pode ter no quotidiano de alguns Tribunais — nomeadamente o Tribunal de contas (TdC) e os Tribunais da ordem administrativa e fiscal —, propomo-nos aqui apresentar à consideração crítica e pública algumas reflexões sobre a mesma, bem assim como sobre o decreto-lei que a pretende executar – o DL 127/2012. Do ponto de vista sistemático, começar-se-á por localizar o problema da falta de qualidade legislativa no contexto de um dos mais importantes princípios constitucionais densificadores do Estado de Direito (o princípio da segurança jurídica), após o que se exporá uma visão global da lei referida e de algumas das suas fragilidades jurídicas. Seguidamente, concretizar-se-á a análise, entrando em aspectos censuráveis mais específicos para, por fim, ensaiar alguns tópicos conclusivos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60101
ISSN2183-3419
Versão da editorahttp://julgar.pt/wp-content/uploads/2013/05/209-224-Lei-dos-compromissos.pdf
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ED/DCJP - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Falta qualid leg (LCPA).pdf212,54 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID