Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63144

TítuloRelatório do projeto piloto de inovação pedagógica do agrupamento de Escolas de Freixo
Autor(es)Pacheco, José Augusto
Palavras-chaveInovação
Flexibilização
Currículo
Data30-Jul-2019
CitaçãoPacheco, J.A. (2019). Relatório do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Freixo. Braga: Universidade do Minho (documento policopiado)
Resumo(s)O relatório tem como objeto o Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), do Agrupamento de Escolas de Freixo (AEF). É uma escola pública fundada, em 1986, situada no Concelho de Ponte de Lima. Com cerca 650 alunos do pré-escolar até ao 9.º ano, serve uma população de mais de 7 mil habitantes, sendo o maior empregador da área (65 Professores e 35 Assistentes Operacionais e Administrativos). Devido às severas dificuldades económicas da região, mais de 70% dos alunos são subsidiados. Ao longo da sua existência, o AEF tem vindo a construir um percurso de inovação e procura de respostas para os seus problemas. Se, em 1998, aderiu ao Projeto de Gestão Flexível do Currículo, iniciativa do Ministério da Educação, como uma das escolas piloto para o seu desenvolvimento, essa experiência proporcionou uma aprendizagem fundamental para os passos seguintes, que resultaram em muitas outras iniciativas nas mais diversas áreas; em 2016, a convite do Ministério da Educação, iniciou o PIPP, que pretende experimentar uma profunda alteração curricular e pedagógica em seis ou sete escolas portuguesas. Assim, o AEF assume-se como uma referência no que diz respeito ao seu papel na educação, mas também no desporto, artes e experiências pedagógicas e tecnológicas inovadoras, acreditando-se, profundamente, que a escola tem de se adaptar a um novo modelo de aprendizagem, que é fortemente impulsionado pelo uso das tecnologias. É necessário inovar e alargar as oportunidades, trazendo metodologias mais abertas para a sala de aula e para a escola, desejando-se desenvolver o conhecimento e competências dos alunos, ajudando-os a tornarem-se o mais autónomos possível, cidadãos e profissionais de sucesso, atingindo os seus objetivos de vida a todos os níveis. O AEF é uma comunidade educativa ativa que constantemente se desafia e supera para proporcionar aos seus alunos as melhores experiências educativas, que perdurem para além da sua permanência nesta escola. O fruto deste esforço foi destacado., em 2017, pela ONG Ashoka, reconhecendo o AEF como Escola Changemaker, no âmbito do empreendedorismo social, considerando o efeito positivo do trabalho desenvolvido na comunidade . Em 2016/17, o AEF formula um primeiro projeto, incidindo na Personalização e Diferenciação da Aprendizagem (posteriormente alterado para Personalização da Aprendizagem), e todas as ações estão centradas na qualidade das aprendizagens, mediante a implementação de medidas que promovam aprendizagens inovadoras e promotoras do sucesso educativo e da formação integral dos alunos. Constituem pontos fundamentais do Relatório: 1) caracterização do projeto; 2) expetativas; 3) resultados; 4) análise; 5) futuro.
TipoRelatório
DescriçãoRelatório no âmbito do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica, do Ministério da Educação.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63144
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Outros documentos/Other documents

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019. Relatorio Final PPIP AE.FREIXO.pdf848,29 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID