Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6377

TítuloTecnologia Educativa em Portugal: os primeiros passos de uma comunidade de investigação
Autor(es)Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveTecnologia educativa
Investigação
Data2005
CitaçãoCONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 7, Castelo Branco, Portugal, 2005 – “Cenários da educação/formação : novos espaços, culturas e saberes: actas”. [S.l. : s.n., 2005].
Resumo(s)A Tecnologia Educativa (TE) em Portugal desenvolveu-se em meados da década de 70, integrando os currícula dos cursos de formação inicial de professores, conhecendo um forte impulso com o arranque dos cursos de formação pós graduada. Começaram então a surgir, de forma continuada, trabalhos de investigação na área. No entanto não foi feito ainda um levantamento sistemático da produção científica realizada, e muito menos uma análise ao seu conteúdo e percurso evolutivo, mas todos sabemos que tal tarefa é fundamental para que o domínio se afirme e defina o seu espaço dentro das Ciências da Educação em Portugal, assumindo o papel de relevo que lhe compete no contexto da educação escolar das sociedades da informação em que vivemos. No sentido de compreender o propósito e a identidade do domínio, e identificar as suas áreas prioritárias de investigação para o futuro próximo, tendo em vista informar as decisões políticas e educacionais nas tecnologias da comunicação e informação em educação foi conduzido um projecto de investigação que consistiu na análise do conteúdo (a nível temático e metodológico) de 460 artigos científicos desenvolvidos no âmbito da TE e publicados por autores portugueses em revistas e actas de reuniões científicas entre 1985 e 2000. Mais do que um simples retratar o que foi o passado recente bem como a situação actual da TE em Portugal, os resultados fornecem-nos importantes pistas para uma reflexão que nos deverá envolver a todos no sentido de equacionarmos o futuro que queremos e o rumo que, para isso, deverá tomar a TE no nosso país.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6377
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo SPCE.pdfDocumento Principal41,42 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID