Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108311
Author(s): Claudia Isabel Silva Regadas
Title: Pelo direito a uma família: as encruzilhadas do processo de adoção: perspetiva de um estágio no Serviço de Adoções do Porto
Issue Date: 2017-11-14
Description: O presente relatório analisa e reflete a intervenção decorrente do estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, no domínio de Infância, Família e Sociedade, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. O estágio curricular ocorreu no Serviço de Adoções inserido no Núcleo de Infância e Juventude, do Instituto da Segurança Social do Centro Distrital do Porto. A intervenção no serviço de adoções decorre da compreensão da adoção enquanto uma medida de promoção e proteção que visa assegurar às crianças e jovens privados de um contexto familiar adequado a garantia do direito à família. É da responsabilidade dos serviços de adoção a seleção de famílias adotivas adequadas e a compreensão das necessidades das crianças e jovens e respetivas competências dos candidatos para uma integração das crianças e jovens em contextos familiares que respondam positivamente às suas necessidades e aos seus direitos. Ao longo do processo de adoção o cerne da intervenção são as crianças e jovens, num processo reparador dos laços afetivos e de vinculação quebrados nos contextos familiares biológicos, que, por sua vez, permite igualmente responder ao desejo da parentalidade das famílias que, através da filiação biológica, não concretizam o seu desejo de desempenhar o papel de pai/mãe. Deste modo o processo de adoção permite assegurar o direito das crianças e jovens crescerem numa família capaz de lhes proporcionar relações afetivas e relacionais satisfatórias e capazes de as ajudar a (re) construir as suas histórias de vida compreendendo-se a adoção como a medida mais adequada no que concerne às necessidades e direitos das crianças privados de contextos familiares adequados.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201817578
URI: https://hdl.handle.net/10216/108311
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
225822.pdf
  Restricted Access
Pelo direito a uma família: as encruzilhadas do processo de adoção: perspetiva de um estágio no Serviço de Adoções do Porto2.08 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.