Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/125752
Author(s): Francisco Matos Leite Reis Dias
Title: O valor da moralidade e da competência num treinador de futebol: a perspetiva de diferentes atores sociais à luz dos processos de identificação social
Issue Date: 2020-01-24
Description: No presente trabalho foram realizados dois estudos experimentais, nos quais se procurou articular pressupostos e os construtos da abordagem da identidade social (e.g. Tajfel & Turner, 1979, Hogg & Tindale, 2003), nomeadamente da sua aplicação à liderança nos grupos (e.g. Hogg, 2001) com, a abordagem do julgamento social em termos das dimensões fundamentais da moralidade e da competência (e.g. Wojciszke, Pienkowski, Maroszek, Brycz, & Ratajczak, 1993; Yzerbyt, Kervyn & Judd, 2008). No Estudo 1, recorremos a crianças e jovens jogadores de futebol de formação, para que estes enunciassem as características que valorizam, ou não, num Treinador de Futebol enquanto líder. As características valorizadas foram diversas consoante o escalão etário em que se encontravam. É relevante destacar também a evocação de características de relacionamento interpessoal, que surgiram em número significativo. Através da conjugação destes resultados e de uma escala preexistente de Moralidade e Competência, criámos uma escala adaptada ao contexto específico do mundo do futebol, que foi utilizada no Estudo 2. Entre outro, um dos objetivos do Estudo 2 era o de compreender que tipo de características (morais ou de competência) são privilegiadas num Treinador de Futebol, enquanto líder. Esta características foram atribuídas por 4 grupos distintos: Pais e Mães de jogadores de futebol de formação, Treinadores de Futebol, Jogadores de Futebol Profissional e o que se designou de Leigos. Em linha com as nossas hipóteses, o grupo dos Leigos foi o que menos atribui tanto as características de moralidade como as de competência. Também como previsto, verificou-se maior atribuição de competência, ao invés da moralidade, por parte dos Jogadores de Futebol Profissional, enquanto Pais e Mães atribuíram fortemente ambas as dimensões. Os resultados são discutidos à luz da Abordagem Identidade Social, nomeadamente no que concerne às pertenças endo e exogrupais e à importância da liderança na manutenção ou construção de uma identidade grupal positiva, bem como em que medida as dimensões de Moralidade e Competência são relevantes para essa construção identitária.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202384381
URI: https://hdl.handle.net/10216/125752
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
379906.pdf
  Restricted Access
O valor da moralidade e da competência num treinador de futebol: a perspetiva de diferentes atores sociais à luz dos processos de identificação social2.37 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.