Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/10528
Título: Carta ao Editor a Propósito da Carta ao Editor “Polifarmácia e Utilização de Medicação Potencialmente Inapropriada no Idoso com Idade Igual ou Superior a 75 Anos: O Caso de uma Unidade de Saúde Familiar”
Outros títulos: Letter to the Editor concerning the Letter to the Editor "Polypharmacy and the Use of Potentially Inappropriate Medication in the Elderly Aged 75 and Over: The Case of a Family Health Unit"
Autor: Simões, Pedro Augusto Gomes Rodrigues Marques
Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares
Simões, José Augusto Rodrigues
Palavras-chave: Aged
Inappropriate Prescribing
Polypharmacy
Potentially Inappropriate Medication List
Data: 26-Out-2020
Citação: Simões PA, Santiago LM, Simões JA. Carta ao Editor a Propósito da Carta ao Editor “Polifarmácia e Utilização de Medicação Potencialmente Inapropriada no Idoso com Idade Igual ou Superior a 75 Anos: O Caso de uma Unidade de Saúde Familiar” [Letter to the Editor concerning the Letter to the Editor "Polypharmacy and the Use of Potentially Inappropriate Medication in the Elderly Aged 75 and Over: The Case of a Family Health Unit"]. Acta Med Port. 2020 Oct 26. Portuguese. doi: 10.20344/amp.15007. Epub ahead of print. PMID: 33105098.
Resumo: Caro Editor, Lemos com interesse a carta ao editor acerca da polifarmácia e utilização de medicação potencialmente inapropriada (MPI) no idoso com idade igual ou superior a 75 anos.Num estudo similar, desenvolvido no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários a nível nacional e com uma amostra representativa de 757 idosos com idade igual ou superior a 65 anos de acordo com a distribuição a nível nacional da população idosa, verificámos uma prevalência de polifarmácia de 77% (sobe para 82,6% quando consideramos a faixa etária ≥ 75 anos) e uma média de 8,2 medicamentos (8,7 medicamentos se ≥ 75 anos). A prevalência de pelo menos uma MPI foi de 68,6% (sobe para 72,1% se considerarmos apenas ≥ 75 anos), e os MPI mais prevalentes foram os inibidores da bomba de protões (presentes em 45,6% da nossa amostra), anti-inflamatórios não esteroides (em 34,5%) e benzodia-zepinas (em 27,3%). As diferenças encontradas dever-se-ão, provavelmente, às caraterísticas específicas da população estudada, bem como aos métodos de recolha de dados, informações que não ficam claras numa exposição tão curta como a feita em formato de carta ao editor. No nosso estudo verificámos que a probabilidade de um idoso estar sujeito a polifarmácia au-menta com a idade, número de doenças crónicas e o número de prescritores; enquanto que a probabilidade de um idoso estar sujeito a medicação potencialmente inapropriada aumenta com o ser mulher, número de doenças crónicas, número de medicamentos e número de prescritores. Concordamos e sublinhamos a importância dada à necessidade de ser revista periodicamente a medicação dos nos-sos utentes, principalmente dos mais idosos que têm maior probabilidade de sofrer eventos adversos aos medicamentos. Salientamos a necessidade de prescrição criteriosa dos medicamentos, com a utilização de ferramentas de apoio, sendo os critérios de Beers um bom exemplo de tal. Mas o uso de critérios implícitos que envolvam o nosso juízo clínico, de que os exemplos mais conhecidos são o Medication Appropriateness Index e o algoritmo de Garfinkel, devem ser referidos para utilização criteriosa. Uma vez que em muitos casos a medicação prescrita é apenas a ponta do iceberg do que os utentes tomam, devendo também considerar-se a toma de medicação de venda livre e de suplementos, cuja prevalência de consumo tem vindo a aumentar, mais importante ainda se torna este tema que deve ser baseado no conhecimento a adquirir ao nível pré--graduado e modelado pelas ferramentas acima referidas como auxiliares da melhor prática.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/10528
DOI: 10.20344/amp.15007
ISSN: 1646-0758
Versão do Editor: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/15007
Aparece nas colecções:FCS - DCM | Documentos por Auto-Depósito

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Simoes-2020-Carta-ao-editor-a-proposito-da-cart.pdf184,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.