Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34725

TítuloProjectos de formação de estudantes do ensino superior
Autor(es)Taveira, Maria do Céu
Ribeiro, Iolanda da Silva
Data2003
RevistaRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
CitaçãoTaveira, M. C., & Ribeiro, I. (2003). Projectos de Formação de Estudantes do Ensino Superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación, 10(8), 2399 - 2413.
Resumo(s)Assiste-se, nos últimos dez anos, no contexto do ensino superior da Psicologia, a uma maior oferta de cursos graduados e pós-graduados. Este fenómeno tem vindo a estar associado a uma procura elevada pelos alunos do ensino secundário por este domínio de formação. Ao longo dos cursos de graduação e pós-graduação os alunos efectuam diversas escolhas específicas que permitem desenhar uma trajectória pessoal e vocacional naquele contexto. Tais escolhas pressupõem que os alunos tomem um conjunto de decisões face às quais se sentem com frequência indecisos. Tem sido preocupação e interesse das responsáveis da Unidade de Psicologia Escolar e da Educação do Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano da Universidade do Minho analisar tais percursos, no sentido de identificar necessidades de apoio nas suas decisões, quer em termos do processo de ensino-aprendizagem, quer em termos do processo de desenvolvimento vocacional. Nesta comunicação, apresentam-se os resultados principais de um inquérito efectuado junto de uma amostra de alunos de Psicologia do ensino superior público português. Discutem-se as implicações dos dados obtidos para a intervenção psicológica no ensino superior.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34725
ISSN1138-1663
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projectos de Formação de Estudantes do Ensino Superior.PDFDocumento principal1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID