Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/5654
Título: Estudos com vista à elucidação de possíveis mecanismos subjacentes à resistência de Zygosaccharomyces bailii a ambientes ácidos com etanol
Autor: Estevinho, Leticia M.
Côrte-Real, Manuela
Leão, Cecília
Data: 1994
Citação: Fernandes, Letícia; Côrte-Real, Manuela; Leão, Cecília (1994). Estudos com vista à elucidação de possíveis mecanismos subjacentes à resistência de Zygosaccharomyces bailii a ambientes ácidos com etanol. In 2as Jornadas de Biologia de Leveduras “Professor Nicolau van Uden. Braga, Portugal.
Resumo: Tendo como objectivo contribuir para a elucidação de possíveis mecanismos subjacentes à elevada resistência de Zygosaccharomyces bailli a ambientes ácidos com etanol foram desenvolvidos estudos, na estirpe ISA 1307, sobre os efeitos de ácidos fracos e/ou etanol nos seguintes processes: ( i) crescimento; ( ii) viabilidade celular; ( iii) pH intracelular ( iv) respiração/ fermentação. Em qualquer destes processes verificou-se que o etanol e os diferentes ácidos exerciam basicamente dois tipos de efeitos: estimuladores na morte térmica e acidificação intracelular e inibidores no crescimento e respiração/fermentação. Adicionalmente, e em todos os casos, os efeitos observados obedeceram a cinéticas exponenciais tendo sido possível estimar as respectivas constantes de estimulação ou de inibição.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/5654
Aparece nas colecções:CIMO - Resumos em Proceedings Não Indexados à WoS/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3.pdf681,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.