Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/7184
Título: Ecoturismo: uma abordagem metodológica para determinação do potencial ecológico da Beira Baixa com recursos a um sistema espacial de apoio à decisão
Autor: Quinta-Nova, L.C.
Ferreira, Dora
Palavras-chave: Património natural
Potencial turístico
Turismo sustentável
Análise Espacial Multicritério
SIG
Data: 2020
Editora: Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais
Citação: Quinta-Nova, L., Ferreira, D. (2020). Ecoturismo: uma abordagem metodológica para determinação do potencial ecológico da Beira Baixa com recursos a um sistema espacial de apoio à decisão. Livro de Atas do VIII CER - Paisagens culturais: heranças e desafios no território. Ponte de Lima e Sistelo, 5-7 dezembro 2019.
Resumo: O ecoturismo pode contribuir para a conservação dos valores ambientais, bem como para o desenvolvimento de sinergias positivas entre agentes do setor do turismo, turistas, biodiversidade e população local. O crescente interesse de ofertas turísticas de baixo impacto ambiental, que apoiem a economia local e com impactos sociais e ambientais mínimos, traduz-se numa vantagem competitiva para os territórios de baixa densidade onde os valores naturais e culturais se encontram ainda preservados. Com base nesse princípio, no âmbito do presente estudo pretende-se avaliar o potencial dos recursos naturais existentes na região da Beira Baixa que possam ancorar a criação de produtos turísticos que respeitem os critérios fundamentais do ecoturismo. A identificação das áreas com aptidão para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo, bem como das suas condicionantes, foi efetuada com base na integração de um conjunto de critérios com recurso a ferramentas de análise espacial multicritério em ambiente SIG. Para o efeito foram integrados os seguintes descritores: riqueza de aves nidificantes, número de espécies de plantas e animais com estatuto de conservação, área com estatuto de conservação da natureza (áreas protegidas e áreas classificadas), diversidade paisagística (índice de diversidade de Shannon-Weaver), densidade da rede viária, e área ocupada com corpos e cursos de água. Os critérios foram classificados em três níveis de aptidão, calculados mediante a aplicação do Processo Analítico Hierárquico. Os resultados obtidos revelam que a região tem aptidão elevada para a prática de atividades de ecoturismo, dado o elevado património natural e ambiental, fatores destacados como distintivos para práticas de turismo sustentável. Considera-se que a informação produzida no estudo poderá ser útil para o delineamento de novas políticas de valorização dos recursos naturais através do turismo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/7184
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo_CER2019_f.pdf946,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.