Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/8342
Título: Conciliar formação académica com formação especializada no ensino de unidades curriculares de Redes Informáticas : um caso de estudo
Autor: Soares, V.N.G.J.
Fonte, Alexandre
Palavras-chave: Ensino híbrido
Cisco
Certificação
Reconhecimento de competências
Data: 2022
Citação: SOARES, Vasco N.G.J. ; FONTE, Alexandre (2022) - Conciliar formação académica com formação especializada no ensino de unidades curriculares de Redes Informáticas : um caso de estudo. In Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 8, Coimbra.
Resumo: A Cisco Systems é líder mundial em tecnologia para a Internet. A Cisco Networking Academy é um programa de capacitação profissional e desenvolvimento de carreiras no setor de Tecnologias de Informação (TI) para instituições de ensino e pessoas em todo o mundo. Os cursos da Cisco Networking Academy são concebidos com o objetivo da preparação para os exames de Certificação Cisco, e estão alinhados e são reconhecidos pela indústria. Estas certificações são altamente valorizadas pelos empregadores em todo o mundo, e os profissionais que as detêm estão entre os mais bem pagos na área de TI em todo o mundo. Este foi o mote para a criação da Academia Cisco da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) em 2003, como um centro técnico de formação especializado em redes, que disponibiliza um vasto catálogo de cursos de formação, sendo as principais as formações CCNA (Cisco Certified Network Associate), CCNA Security e CCNP (Cisco Certified Network Professional Program). Cientes da crescente necessidade de implementação e gestão de tecnologias Cisco no mercado, e com vista a potenciar o reconhecimento das competências dos estudantes das Licenciaturas de Engenharia Informática e de Tecnologias da Informação e Multimédia do IPCB, os docentes das unidades curriculares (UCs) Redes de Comunicação de Dados e Arquitetura Internet, promoveram recentemente a reformulação dos seus conteúdos programáticos, alinhando-os com o catálogo de formação CCNA, bem como das metodologias de ensino e de avaliação para potenciar o processo de ensino aprendizagem. Estas UCs têm agora uma forte componente prática, com aulas ativas combinadas com o extensivo programa de e-learning da Cisco que apoia o autoestudo e autoaprendizagem e permite o uso de simuladores de redes. Este artigo reflete sobre o impacto das alterações introduzidas nas UCs, na motivação e o interesse dos alunos nos conteúdos e atividades desenvolvidas, na avaliação pedagógica e da atividade do docente, e na taxa de sucesso.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/8342
Aparece nas colecções:ESTCB - Pósteres em encontros científicos/técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
vsoares_presentation.pdf1,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.