Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/12868
Título: Aplicação da teoria da cointegração ao teste da hipótese de expectativas racionais na estrutura por prazo das taxas de juro.
Autor: Oliveira, Pedro Miguel Domingos Duarte de
Orientador: Barata, Nuno Cassola
Palavras-chave: ADF recursivo
Cointegração multivariada
Estrutura por prazo de taxas de juro
Expectativas racionais
Quebra de estrutura
Vectores autoregressivos
Change in DPG
Multivariate cointegration
Rational expectations
Recursive ADF
Term structure of interest rates
VAR process
Data de Defesa: Mai-1997
Citação: Oliveira, Pedro Miguel Domingos Duarte de (1997). " Aplicação da teoria da cointegração ao teste da hipótese de expectativas racionais na estrutura por prazo das taxas de juro". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A formulação da hipótese de expectativas racionais no contexto da estrutura por prazo das taxas de jure possui diversas variantes que, num cenário de neutralidade face ao risco por parte dos investidores, sao mutuamente exclusivas. Demonstra-se, no entanto, que quando se admite a existência de aversão ao risco e possível compatibilizar as diversas abordagens, proporcionando uma expressao universal para exprimir a hlpótese em causa. Com base quer nessa expressão, quer na constatação de que as taxas de juro à vista nos EUA revelam uma trajectória comum durante o período compreendido entre Dezembro de 1946 e Fevereiro de 1991, aplicamos os testes de cointegração de Johansen por forma a testar a hipótese de expectativas racionais. Embora OS testes a priori lhe sejam favoráveis, o facto e que o sistema autoregressivo de suporte sofre de rna especificação(detectam-se fortes indícios de autocorrelação nos termos de perturbação de cada equação) colocando em causa a inferência estatística efectuada. Dado que o nosso objectivo central é averiguar a validade empirica da hipótese supra mencionada, procuramos contornar este problema introduzindo variáveis artificiais que captem possiveis alterações nos processes de geração dos dados e aplicando testes de raízes unitarias e de cointegração de acordo com a abordagem de Engle e Granger mas robustos a ocorrência de uma quebra de estrutura no comportamento estocastico das variáveis em causa. Os respectivos resultados apontam no sentido de não se rejeitar a hipótese de expectativas racionais, além de que permitem estimar de forma consistente os efeitos sobre os prémios de risco decorrentes da mudança de regime de política monetária em Outubro de 1979.
Descrição: Mestrado em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/12868
Aparece nas colecções:DM - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-PMDDO-1997.pdf4,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.