Síndrome do Ovário Poliquístico
Miniatura indisponível
Ficheiros
Data
2013
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
A síndrome do Ovário Poliquístico (SOP) é uma doença endócrina, que se desenvolve nas mulheres em idade reprodutiva. A sua etiologia ainda não está bem esclarecida, pelo que é necessário desenvolver mais estudos neste âmbito.
Esta doença tem várias implicações na mulher, a nível fisiológico, psicológico e socioeconómico, afetando a sua qualidade de vida.
As manifestações clínicas que caracterizam a SOP são a acne, o hirsutismo, a infertilidade, a anovulação, ovários poliquísticos e hiperandrogenia.
O tratamento consiste, principalmente, por tratar as alterações hormonais a que a mulher fica sujeita, reduzindo os níveis de androgénio, no órgão feminino. No entanto, a terapêutica utilizada é também eficaz no tratamento das implicações metabólicas e psicológicas, como a resistência à insulina e a depressão e ansiedade.
Descrição
Orientação : Liliana Mendes
Palavras-chave
OVÁRIOS, OVARIES, MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, DOENÇAS DO SISTEMA ENDÓCRINO, ENDOCRINE SYSTEM DISEASES, CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, PHARMACEUTICAL SCIENCES, TERAPÊUTICAS, THERAPEUTICS