Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10469/16559
Tipo de Material: Tesis de maestría
Título : Porto Maravilha: as transformações urbanísticas da região portuária na percepção dos sujeitos que vivem, trabalham e circulam em seu território.
Autor : Rocha Athayde, Leandro
Asesor de Tesis: Araújo de Almeida, Fernanda (Dir.)
Fecha de Publicación : 2017
Ciudad: Editorial : São Paulo, Brasil: FLACSO Sede Brasil
Cita Sugerida : Rocha Athayde, Leandro. 2017. Porto Maravilha: as transformações urbanísticas da região portuária na percepção dos sujeitos que vivem, trabalham e circulam em seu território. Tesis de maestría, Flacso Brasil.
Descriptores / Subjects : OBRAS PÚBLICAS
SERVICIO DE UTILIDAD PÚBLICA
Paginación: 91 p.
Resumen / Abstract : Esta dissertação discute o processo de planejamento e implantação do projeto Porto Maravilha, na região portuária do Rio de Janeiro, com enfoque principal naqueles sujeitos que vivem, trabalham e circulam nesta região. Este estudo se baseou inicialmente no apanhado histórico da região, desde o descobrimento do Brasil até as últimas obras de aterramento da região portuária, para após isso nos debruçarmos sobre as “burocracias” daquela que é considerada a maior parceria público-privada da história do Brasil, orçada em cerca de 8 bilhões de reais, para pôr fim conseguir entender seus conceitos e toda a engenharia financeira, política e social realizada para chegar neste objetivo. E exatamente pela forma escolhida que este projeto fosse tocado pelos órgãos públicos e privados, também foi realizado um estudo das concepções não só entre especialistas como Ermínia Maricato, Mariana Fix e Raquel Rolnik, grandes nomes do urbanismo brasileiro, como também dos sujeitos significativos mais afetados pela execução do projeto Porto Maravilha.
Copyright: openAccess
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 3.0 Ecuador
URI : http://hdl.handle.net/10469/16559
Aparece en las colecciones: Maestría en Estado, Gobierno y Políticas Públicas

Archivos en este ítem:
Archivo Descripción Tamaño Formato  
A-Cubierta-T-2017LRA.jpg25,35 kBJPEGThumbnail
Visualizar/Abrir
TFLACSO-2017LRA.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Attribution NonComercial ShareAlike (CC BY-NC-SA 4.0)
Licencia Creative Commons Creative Commons