Funçoes de volume para povoamentos de Pinus elliottii var. elliottii e Pinus taeda L. para regiao de Itararé (SP)e Sengés (PR)
Resumo
O presente trabalho de pesquisa trata sobre o teste e seleção de modelos matemáticos para equações de volume usadas para estimar o volume total com casca de uma árvore e para as espécies Pinus elliottii e Pinus taeda dos povoamentos da Braskraft S.A. Florestal e Industrial no distrito florestal de Pouso Alto que abrange parte dos municípios de Itararé, Itapeva, Itaberá, Coronel Macedo e Apiaí no Estado de São Paulo e nos distritos Capivari, Ouro Verde e Jaguariaíva nos municípios de Sengés e Jaguariaíva no Estado do Paraná.
Inicialmente foram testados quatorze modelos de equações de volume para cada distrito e para cada esp&ie gerando cento e doze equações volumétricas sendo que a derivação das equações resultantes foi feito pelo método dos mínimos quadrados.
Dos quatorze modelos usados no início somente oito foram escolhidos por distrito e por espécie para dar continuidade nos testes.
Entre as equações testadas a que forneceu, em todas as ocasiões, os melhores resultados foi o modelo volumétrico aritmético número 1: V = b0 +b1D +b2D² +b3D H +b4D²H +b5H, sendo que o erro padrão da estimativa, o gráfico de resíduos, o coeficiente de determinação e o F calculado foram os responsáveis pela eleição da melhor equação.
Em seguida realizou-se ao longo da linha de regressão através do teste de probabilidade cumulativa. Este teste excluiu nove dentro as sessenta e quatro equações por apresentarem-se tendenciosas na distribuição desses resíduos.
Collections
- Dissertações [485]